A história da SAAB já começa em seu nome, a sigla significa Svenska Aeroplan Aktiebolag (Aktiebolag é abreviado a AB) ou, em português, algo como ‘Companhia Aeronáutica Sueca’. Aeronáutica? Mas eles não fazem carros? A história começa em 1937 na cidade de Trollhättan quando, originalmente, a empresa produzia aeronaves. Com o final da Segunda Guerra Mundial e abaixa na comercialização de aviões de guerra, a SAAB resolveu diversificar seus negócios ao iniciar a produção de automóveis, sendo o primeiro deles chamado de 92001 UrSaab.

historia saab ab tricurioso 1

Logo foi possível perceber que sua marca tinha boa reputação, sendo considerada confiável e segura foi fácil tornar-se um sucesso de vendas. Porém, nem só de automóveis e aviões vivia a Saab que no final da década de 50 iniciou suas pesquisas na área de computação com o Datasaab. A ideia era suprir uma necessidade da própria empresa de possuir computadores pequenos para montar em aeronaves para auxiliar na navegação. Durante a década de 60 muitos desses computadores foram desenvolvidos e vendidos para países da Europa para serem usados das mais diversas formas, até mesmo em bancos. Isso até que, em 1975, a divisão da empresa foi vendida para a UNIVAC, porém o desenvolvimento de computadores de voo se manteve com a Saab.

historia saab ab tricurioso 2

Então, em maio de 1965 a empresa mudou seu nome para Saab AB para demonstrar que estava inclusa em diversos ramos de atividades. Três anos depois a organização se fundiu com a conhecida montadora de caminhões Scania AB e foi chamada de 1969 a 1995 de Saab-Scania AB. Isso até que a General Motors comprou 51% da divisão automotiva da Saab, finalizando a compra em 1990 quando deteve 100% da Saab Automotiva. Durante este período, a organização voltou a se chamar Saab AB.

historia saab ab tricurioso 3

Em 1995 a Saab Millitary Aircraft se uniu com a British Aerospace para fabricar, vender e dar suporte ao Gripen de forma internacional, essa operação se estendeu até 2001 com a formação da Gripen Internacional com o mesmo propósito. E essa história termina em 19 de dezembro de 2011 quando a divisão de automóveis da Saab foi até um tribunal sueco declarar falência. Segundo a matriz Swedish Automobile, infelizmente não era possível assegurar a viabilidade econômica da montadora. Isto porque já faziam 3 anos que a mesma passava por dificuldades que se agravaram mais ainda quando a GM impediu a venda da empresa sueca para organizações chinesas. Já sua divisão de aviões continua funcionando até hoje, sendo inclusive a responsável pela produção dos caças Gripen da Força Aérea Brasileira.

Gostou desta história sensacional? Comente!