Como bem sabemos, a Wikipédia é uma enciclopédia livre onde qualquer pessoa pode escrever e/ou alterar artigos, porém tudo precisa possuir boas e confiáveis fontes para que o artigo também seja considerado confiável. Para isso existe uma área de referências logo abaixo dos textos para que o visitante possa se informar mais. Através deste espaço foi possível contabilizar qual seria o artigo mais citado na Wikipédia e o resultado é bem surpreendente.

artigo mais citado wikipedia tricurioso 1

Ele se chama “Updated World Map of the Koppen-Geiger Climate Classification” e possui impressionantes 2,8 milhões de citações! Este artigo fala sobre as diferentes zonas climáticas do planeta e seus autores não faziam ideia de como seu texto foi referenciado. Em entrevista ao Wired, um dos autores disse:

“Simplesmente utilizamos a classificação Koppen sobre o clima, agregamos novos dados em cima e desenhamos um mapa”. Também disse que fica feliz em saber que seu artigo está sendo útil para as pessoas.

O interessante é que o segundo artigo mais citado da Wikipédia não possui nem perto o número de referências que o primeiro. Ele possui 21.350 referências e fala sobre substâncias hidrofóbicas. Se você é um TriCurioso, pode acessar o Top 10 divulgado pela própria Wikipedia Foundation onde são mostrados e tabelados todos os dados coletados, é bem interessante observar as diferenças dentro das linguagens e diversidades.

Gostou desta matéria? Conte pra gente nos comentários! <3