Ao longo de nosso dia-a-dia passamos por dezenas de árvores de diferetes idades plantadas por diferentes pessoas que um dia sonharam ver tal planta fazer sombra para quem passa. Mas afinal, quanto tempo vive uma árvore?

São elas quem provem o ar puro que respiramos, que nos alimentam, fornecem matéria prima para remédios, móveis, papeis e muito mais. Além disso, não há nada mais reconfortante que ficar à sobra de uma árvore em um dia quente de verão. São elas também que ajudam na regularidade do clima e redução da poluição atmosférica. Também reduzem a velocidade dos ventos, melhoram o solo urbano, são lar para diversos tipos de animais e ainda deixam as cidades lindíssimas!

O mais interessante sobre as árvores é sua longevidade, existem espécies que podem viver até 4 mil anos! Sua altura e dimensão também chamam atenção. Em São Paulo existe uma cidade chamada Santa Rita do Passa Quatro onde existe um belíssimo jequitibá-rosa no Parque Estadual Vassununga. Em 1970 o biólogo Manuel de Godoy começou a fazer um acompanhamento que durou 18 anos. Para chegar a um resultado, ele contou os anéis de três troncos de jequitibás mortos e mediu seus diâmetros.

jequitiba rosa quantos anos vive arvore tricurioso 1

Então todos os dados foram colocados em um computador para, assim, compará-los com o jequitibá foco do estudo. A conclusão foi de que aquela jequitibá-rosa teria 3.020 anos! Infelizmente, até hoje não se sabe ao certo quanto exatamente uma árvore pode viver, mas tenha certeza de que são milhares de anos! A árvore mais velha do mundo vive na Califórnia, é uma Methuselah e possui cerca de 4.800 anos de vida. Sensacional, não acha? Comente!