Bem, se você nasceu da década de 70 em diante, a presença de desenhos animados na sua infância é quase que impossível de ter faltado, e você raramente via um desenho em preto e branco. Afinal, desde que nos conhecemos por gente, as animações já vinham com cores, mas não aconteceu da noite para o dia.  Demorou bastante para ser algo padrão nas animações.

Tanto que animações as famosas, como Mickey Mouse, Pernalonga e Tom e Jerry começaram em preto e branco. Mas então, quem teria criado a primeira animação colorida?

TC Mickey 1

Nada mais, nada menos que Walt Disney! (E não, não foi Mickey Mouse) No dia 30 de julho de 1932, Disney lançou sua primeira animação cores: Flowers and Trees. (Em uma tradução literal, Flores e Árvores)

A ideia da animação era ser em preto e branco, mas Walt Disney ao ver o conceito de Technicolor,(Três cores) decidiu fazer a animação colorida.

https://www.youtube.com/watch?v=5BqM8nU7-b8

A animação tem 7:50 minutos, e é basicamente uma performance de música clássica com árvores, fungos e flores.

Por mais simplista(talvez medonho) e complexo que o curta seja ao mesmo tempo, sua importância na indústria de animações é inquestionável.  Isso claro, se influenciou muito no sucesso comercial do curta, e levando inclusive, o primeiro Oscar de curta-metragem animação.

TC Mickey 2

Não há sequer algum registro na internet de alguma possível tradução oficial por parte da Disney, provavelmente pelo fato da animação ser algo mais experimental, e, claro, em sua época de estreia aqui no Brasil,as TVs sequer existiam em preto e branco, e mesmo 20 anos depois eram considerado artigos de luxo, imagine então as TVs coloridas.

Aliás, o curta foi uma das várias inspirações para o jogo Cuphead,(PC/Xbox One) no qual a fase Floral Fury tem seu boss(Cagney Carnation) e cenário do fundo da fase inspirados totalmente em Flowers and Threes.

TC Mickey 3

Mas as animações começaram a ser efetivamente coloridas,a ser algo padrão no mercado(ou seja, que desenhos populares começassem a seguir como tendência, seja animações da Disney ou animações da Hanna B  na década de 40. É inegável que talvez a padronização de animações coloridas não aconteceria tão cedo se não fosse por Flowers and Trees, então a sua infância agradece um pouco a esse curta.

E você, conhecia o curta-metragem? Achou ele bizarro, bom, ruim, medonho?  Sabia dessa curiosidade? não? Então deixe aqui nos comentários sua opinião e se sabia! 🙂 (e envie para os seus amigos, vai que eles não saibam , não é mesmo?)