Não importa sua idade, se em algum momento você foi apresentado as maravilhas providas pelo carboidrato certamente hoje você é um viciado. Seja pizza, lasanha, macarrão, bolo, pão ou qualquer outra delícia. Mas afinal, por que gostamos tanto de carboidrato? A gente responde!

Pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon (EUA) decidiram desvendar este mistério e chegaram a uma conclusão que é bastante óbvia: o carboidrato é o responsável por deixar esses alimentos tão deliciosos. E além disso, outra descoberta impressionante apareceu. Além de sentirmos sabores primários tais como salgado, doce, azedo, amargo e umami (sabor que sentimos ao ingerir o glutamato monossódico) ainda existe um sexto sabor batizado de starch, que seria identificado pelo nosso paladar ao ingerir arroz, pães, massas, batatas e outros.

por que gostamos lasanha tricurioso 1

Até então acreditava-se que nosso paladar não era capaz de sentir o sabor do carboidrato e que nosso fascínio por tais pratos devia-se ao açúcar das massas cujas moléculas eram quebradas ao entrar em contato com a saliva. Porém, foi comprovado que esta teoria estava errada quando os cientistas conseguiram isolar os receptores de açúcar e amilase – enzima responsável pela digestão do amido que o transforma em açúcares simples. Durante os testes, os voluntários sentiam o sabor da farinha mesmo sem esses recursos.

O grande problema é que os pesquisadores ainda não conseguiram associar o sabor dos carboidratos ao espaço da língua que os percebe. Até então isso nunca tinha sido problema em nenhuma pesquisa. Porém, já sabemos que existe um sexto sabor e que o gosto dos carboidratos é capaz de desencadear respostas psicológicas em nosso organismo, assim fazendo com que identifiquemos quais alimentos são as melhores fontes de energia. Gostou? Agora já sabe porque é viciado em lasanha, hein?! Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo! 😉