Então você comprou aquele seu Matrix remasterizado em HD, pôs no seu Blu-Ray Player (vulgo reprodutor de Blu-Ray) e…tem uma barra preta em cima e em baixo. Então você nota que todos os seus filmes sempre tiveram essas barras pretas desde a época dos DVDs. Mas por que somente os filmes tem e não programas de televisão, por exemplo? A resposta pra isso é na verdade, bem simples.

A proporção de tela (ou aspect ratio) dos filmes é maior – em altura, lembrando que o primeiro número é altura, e o segundo largura – que a proporção padrão de monitores e TVs. A maioria das TVs hoje utilizam o padrão 16:9 (1:77:1), as mais antigas utilizavam 4:3 (1:33:1), já o cinema tende à ter um padrão que varia entre 1.90:1 à 2:39:1, uma diferença gigante para conseguir sequer encaixar sem perda de qualidade. Logo o aparelho adapta o formato para caber na tela sem perda de qualidade e isso é o que afeta um filme ter aquelas bordas pretas.

TC 1

Mas daí claro, você me pergunta: “É possível remover essas bordas pretas?” e a resposta é: Sim! Mas há um porém. No Windows DVD Player ou em qualquer reprodutor de qualquer mídia óptica, ele reconhece quando um conteúdo é 4:3, 16:9 ou qualquer outra proporção. Se você não se importa, pode aplicar o modo zoom nessa imagem. “Como assim?” Eu explico. A sua TV tem configurações, certo? Ali você pode alterar tudo da imagem, inclusive ativar esse modo de zoom. Quando ativado, esse modo “cropa” a imagem para ela encaixar na proporção da TV, mas isso custa uma perda de qualidade e a imagem levemente cortada em suas laterais.(provavelmente em cima, embaixo, na direita e na esquerda)

TC AR

Veja como esta imagem perdeu qualidade ao ser cortada para se ajustar a tela.

Se você tiver lendo isso aqui quando o 18:9 for padrão, ou até mesmo o 21:9, você pode utilizar essa opção que terá o mesmo efeito, talvez com uma perda menor de qualidade comparado a cropar uma imagem 4:3 para 16:9, ou uma imagem de cinema. Bem, quem diria que simples bordas pretas seriam tão complexas? nem eu imaginava isso quando descobri, mas imagem e coisas do tipo são realmente bem complexas!

E você, imaginava toda essa complexidade de proporção de imagem? Não? Dúvidas? Os comentários estão aí pra isso (E acredite, se a gente não te respondeu foi por não saber mesmo hehe )  E claro, compartilha com os seus amigos, tá esperando o que? Se tiver sem assunto com alguém, pelo menos um aqui você já tem!