Os relógios são algo constante durante nosso dia-a-dia, já que nele podemos ver as horas e, em alguns, o dia do mês também. Uma coisa que sempre reparei foi que na maioria dos relógios há ‘Quartz’ escrito e mesmo com essa dúvida nunca parei para ver o porquê daquilo. Porém, hoje descobriremos juntos o motivo, espero que gostem 😀

Quartz, ou como conhecido aqui no Brasil, Quartzo é um mineral que possui uma estrutura cristalina trigonal constituída por tetraedros de sílica (SiO2), podendo ser achado em vários lugares do mundo, chegando a ser classificado como o segundo mineral mais abundante da Terra. O quartzo pode ser utilizado em várias coisas como em computadores, onde sua função é criar frequências precisas que são usadas para determinar o ritmo de funcionamento do sistema. Em rádios, onde são utilizados para estabilizar frequências, e até em relógios, que é o tema deste post.

No caso dos relógios, o mineral é utilizado para ajustar a frequência, obtendo um precisão de quase 100%, ou seja, o quartzo realiza a contagem de segundos do aparelho quase que perfeitamente. Em relógios suíços, que não utilizam do mineral, ocorre um atraso de 1 décimo de segundo por dia, enquanto no de quartzo, o atraso é de 1 milésimo de segundo.

O mineral recebe energia da bateria que acaba gerando pulsos elétricos produzindo, desta forma as frequências que garantem tal precisão. Esse tipo de relógio se popularizou na década de 70, levando os relojoeiros suíços a fecharem as portas, já que os aparelhos com quartzo eram bem mais baratos, em razão de ser fabricado pelos japoneses. Esse tipo aparelho pode ser encontrado tanto para ficar na parde quanto no pulso, então aproveite!

Imagem relacionada

O preço, atualmente, acaba variando de acordo com a marca, visto que hoje temos um acervo enorme de lojas, então você poderá encontrar um desses relógios por um preço muito baixo e também muito alto.

O que achou? Você tem um relógio de quartzo? Comente logo abaixo 😀