No Brasil, a cultura de novelas em televisão é bastante cultuada por nós brasileiros e por emissoras de televisão brasileiras. Novelas fazem quase que parte do nosso folclore, por algum motivo muitos e muitas donos(as) de casa adotaram as novelas com muita garra. Existem exemplos clássicos, mesmo que você assim como eu não seja de assistir muito, você sabe 3 nomes de cabeça, certo?

Provavelmente alguma dessas novelas são produções da Rede Globo, principal emissora em produção de telenovelas aqui no Brasil. As novelas só fazem sucesso em algum determinado país por base histórica cultural, ou seja, do país gostar de novelas, diferente da Inglaterra, por exemplo. Mas então, com um nicho e específico público que gosta de novelas, quais são as mais vistas de todos os tempos? Bem, foi pra isso que você clicou nesse post, certo? Então vamos à lista!

Em sexto lugar temos a única telenovela produzida pela Rede Globo da lista. Avenida Brasil foi produzida em 2012, criada por José Emanuel Carneiro de março à outubro daquele ano. A novela gira em torno da vida de Carminha, que é no inicio da trama uma jovem má e ambiciosa e se desenvolve na telenovela inteira dessa forma. Também temos personagens como Rita, Tufão, Nilo, Genésio, Maxwell e alguns personagens secundários. A novela foi distribuída em 160 países, incluindo sua terra natal, o Brasil.

Avenida Brasil

Em quinto lugar temos Cuna de Lobos. A novela foi produzida em 1986 pelo Canal de Las Estrellas, criada por Carlos Olmos, e foi exibido aqui no Brasil pelo SBT.

Em quarto lugar temos Marimar. Marimar é para muitos, assim como para mim, uma das poucas novelas no qual as pessoas são realmente fã e gostam dela, isto é, tanto da personagem quanto da telenovela em si. Marimar é um clássico das telenovelas mexicanas, produzida pelo Canal de Las Estrellas e criado pela cubana Inés Rodena em 1994. A trama roda em torno de Marimar que não teve suas presenças paternas e maternas, uma jovem simples que vive com os avôs no meio de uma praia até que conhece Sérgio Santebañes, um jovem filho de um fazendeiro.

Marimar se apaixona por ele e acaba indo morar em sua casa junto de seus pais, lá ela começa a ter um relacionamento abusivo, acaba por ser escravizada pela sogra, acusada de roubo e tem seu lar de origem queimado por ela, seus avós morrem carbonizados. Depois, ela se vinga de todo mundo. Marimar foi exibida no total em 175 países e aqui no Brasil pelo SBT, junto com Chaves e Maria do Bairro, é o apelo de audiência do SBT.

Cuna de Lobos

Em terceiro lugar temos Maria Mercedes. Maria Mercedes foi a primeira telenovela da Trilogía de Las Mariás, isso inclui Marimar e Maria do Bairro também. Maria Mercedes foi televisionada também pelo Canal de Las Estrellas, em 1992 e criada por Inés Rodena também. A trama roda em torno da vida de Maria e como todo esteriótipo de novela mexicana, com suas reviravoltas, amigos e inimigos. A novela foi exibida aqui no Brasil também pelo SBT.

maria mercedes tricurioso

 

Em segundo lugar nós temos Os Ricos Também Choram, de 1979. Tendo até um reboot brasileiro em 2005, a novela é um visível clássico das telenovelas mexicanas que aliás, inspirou boa parte da Trilogía de Las Mariás, inclusive foi escrita pela mesma criadora da trilogia, Inés Rodena, que apareceu bastante nessa lista. A telenovela é sobre mais uma jovem e pobre moça que decide ir à capital e encontra com um homem rico que decide educa-la corretamente e todas reviravoltas que acontecem em uma obra de Rodena. A novela foi exibida em 1981, inclusive aqui no Brasil, pelo SBT.

Os Ricos Também Choram

Em primeiro lugar, a nada mais surpreendente… Maria do Bairro.

Maria do Bairro é possivelmente a novela mais conhecida no mundo, já que foi exibida em 182 países e pelo menos no Brasil, pela exibição massiva do SBT nos últimos 20 anos, é super conhecida entre nós brasileiros. Ela foi a última trama da Trilogía de Las Mariás, obviamente criada originalmente por Inés Rodena em 1995. A trama roda em torno de Maria do Bairro, uma jovem e pobre moça que morava em um lixão com sua madrinha que falece quando ela completa 15 anos, mas em seus últimos momentos, pede para o Padre Honório que Maria do Barro seja acolhida por uma família e com trabalho. A trama termina com ela rica, se casando com o filho da família da mansão, com um filho dele e uma filha adotiva.

Maria do Bairro

E aí, você sabia dessas curiosidades, não? Comente para nós! (E compartilhe com os seus amigos 🙂 )