Uma das coisas que mais vimos nas estradas são caminhões, especialmente quando estamos viajando. Não sei vocês, mas eu tenho um medo absurdo de viajar ao lado de um caminhão, principalmente em serras com muitas curvas e o que muitos não sabem é que o principal motivo para acidentes de caminhões é a falta de freio. O sistema de freio é muito importante e deve ter a devida atenção, segundo especialistas os freios devem passar por uma revisão à cada 10 mil Km, já que os discos, pastilhas, tambor e lona podem sofrer desgaste de acordo com o modo de dirigir.

Os freios do caminhão funcionam da seguinte forma: Para poder parar um veículo de mais ou menos 70/80 toneladas, ou até mais, é preciso que as travas sejam à ar e passem por constantes manutenções. Conhecido por ser um sistema pneumático, os freios de caminhão acabam trabalhando com um compressor de ar, este compressor deixa o ar comprimido e o manda para uma especie de regulador que coordena a pressão de trabalho dos freios. Quando o freio é acionado, as chamadas cuícas liberam esse excesso de pressão, por isso podemos escutar um barulho de ar saindo.

freio de caminhao

Mas o que causa a perda de freios? Bom, geralmente porque os discos, pastilhas, tambor ou lona podem estar desgastados e por isso devo salientar que o motorista deve sempre buscar um profissional na área para que assim seja feita uma revisão completa. Porém, temos outras coisas que podem acarretar em tal acontecimento como o veículo estar com excesso de peso, muitas das vezes o caminhoneiro sobrecarrega o veículo, o que pode causar acidentes gravíssimos. Por isso as estradas possuem balanças para que seja verificado se o caminhão está em seu peso ideal, caso contrário, ele terá que fazer um “regime” e, consequentemente, pagar uma multa.

Outro fator que pode acarretar em danos é utilizar o freio de serviço em descidas, quando o certo a se fazer é usar o freio motor e a marcha correta. E óbvio que se faltar ar em um freio a ar, coisa boa não vai dar.

acidente de caminhão

Cuidados a serem tomados!

Você, caminhoneiro, deve SEMPRE antes de viajar verificar se há possíveis vazamentos nas válvulas, caso ela esteja danificada, nada de viajar! Elas devem ser trocadas. Fazer limpeza do circuito e trocar o secador são recomendáveis, já que alguns problemas de vedação no compressor podem danificar as válvulas de seu veículo. E tenha sempre conhecimento do peso que você está trasportando, para que assim tenha noção de qual velocidade deve seguir. USE CINTO DE SEGURANÇA. O que achou? Comente logo abaixo 😀