Com certeza você já percebeu através de filmes e séries que a cascavel faz um barulho curioso com o que é chamado de chocalho, uma parte diferente do seu corpo que fica na ponta oposta a sua cabeça e que é sacudida em situações de perigo. Mas afinal, o que faz o barulho no chocalho da cascavel?

Acontece o seguinte, desde muito pequena a cobra cascavel desenvolve um anel oco de queratina em sua ponta. Então, quando ela troca sua pele – o que ocorre de três a quatro vezes por ano dependendo das condições em que vive – um novo anel cresce, porém não expulsa o antigo. Na verdade, ele permanece na ponta da cobra e se encaixa, assim crescendo cada vez mais. O som provém justamente do movimento dos anéis que se chocam quando o animal agita o rabo.

o que faz barulho chocalho cascavel tricurioso 1

Esse som emitido pelo chocalho, também chamado de guizo, é muito semelhante ao emitido pelo próprio instrumento musical. É interessante observar que sua ponta é sempre menor que os anéis restantes, isto justamente porque é o mais antigo e foi formando quando a cobra ainda era pequena. Porém, vale lembrar que muitas cascavéis perdem seus cabos em batalhas contra predadores, então esta pontinha não é regra. Além disso, também existe um boato de que, ao contar os anéis de uma cobra cascavel, você descobre quantos anos ela tem.

Porém, esta informação não passa de um mito. Isso porque não há como precisar quantas trocas de pele aquela cobra em especial fez em cada ano de sua existência. Isso porque diversos fatores causam as trocas de pele tais como alimentação, ambiente, idade, clima, saúde e diversos outros. Logo, não há como ter uma média para descobrir a idade do animal.