Utilizamos emoticons desde que ingressamos a vida online. Não existe alguém da geração dos anos 90 que não lembre das belíssimas animações que o MSN tinha ou ainda de possuir um emoticon para cada letra e/ou situação. O interessante é que, desde sua origem, os emoticons mais conhecidos tinham uma cor específica. Mas afinal, por que todos os emoticons eram amarelos?

A resposta é extremamente simples: Porque amarelo traz alegria! O primeiro emoticon criado se chamava Smiley e foi criado em 1963 pelo artista gráfico Harvey Ball. Ele foi contratado por uma empresa de Massachusetts para criar um ícone que estimulasse os funcionários a sorrir mais para os clientes, assim demonstrando alegria e simpatia. Não deu outra, o designer diz que sentou por 10 minutos e pensou em uma figura amarela e simplista com dois olhos e um belo sorriso. Utilizou o amarelo justamente para chamar a atenção e trazer felicidade. Infelizmente, nem o designer nem a empresa contratante registrou a marca.

por que os emoticons sao amarelos tricurioso harvey ball

Como os anos 70 são conhecidos como Era Hippie que pregavam pela paz e amor, logo a comunidade aderiu ao desenho e começou a criar posteres, adesivos e o símbolo se tornou até mesmo um selo do correio americano. Porém, muito esperto, o francês Franklin Loufrani registrou o Smiley dizendo que o havia criado durante uma passeata estudantil em 1968 com o objetivo de facilitar a forma como passava as notícias em qualquer idioma. Acredite ou não, a marca Smiley Company existe até os dias de hoje em cerca de 100 países diferentes e vende produtos licenciados em mais de 25 categorias tais como cadernos, roupas a acessórios. Muito legal, não acha? Comente!