Em 1993, Sonic The Hedgehog 3 estava em desenvolvimento. Em todos os games anteriores, a trilha sonora era produzida por Masato Nakamura, na época em que sua fama estava no auge devido a sua participação na dupla “Dreams Come True” que vendeu cerca de 50 milhões de discos em todo o mundo.

Em Sonic 3 o compositor foi chamado seguindo a tradição, mas estava insatisfeito com o retorno financeiro e propôs a SEGA um aumento, porém a SEGA recusou. Então, iniciou uma busca para um novo compositor da trilha sonora, sabendo disso, ninguém mais, ninguém menos que Michael Jackson se interessou pelo cargo. Em 1993, tanto a franquia Sonic quanto Michael Jackson estava em alta na época, (até metade do ano) logo era uma proposta quase irrecusável para a SEGA.

Segundo rumores, ele mesmo conversou com a Sonic Team (equipe desenvolvedora do jogo) para conseguir trazer a experiência mais ideal do jogador, gravando inclusive em uma tacada só já que nessa época Michael Jackson estava na sua segunda fase da Dangerous World Tour.

MJ SONIC

Mas por que ele não está nos créditos do jogo? Bem, há duas teorias para o motivo disso. A primeira teoria é em relação ao perfeccionismo de Michael. Se você já o viu por trás dos bastidores, como o filme “This is It”, sabe que Michael é extremamente perfeccionista.

A ideia da teoria é baseada em Michael não ter gostado do resultado final que o Mega Drive teve, mas ela é parcialmente sem sentido já que o artista tinha histórico em produção de trilha sonora no game Moonwalker. Já a segunda teoria é de que Michael Jackson foi acusado de pedofilia por Jordan Chandler em agosto daquele ano. Como na época a franquia Sonic remetia à um público mais infantil, faria sentido por parte da SEGA não creditar a trilha sonora do jogo à alguém com acusações de pedofilia.

Boa parte do trabalho de Michael foi refeito por Howard Drossin, mas restou um pouquinho da sua obra já que o caso ocorreu em outubro, o jogo precisava ficar pronto até janeiro, logo algumas coisas acabaram sendo mantidas. Em um relançamento do jogo para computadores, houve alterações na trilha sonora em algumas fases, sendo elas: Carnival Night, Ice Cap Zone, Launch Base, O tema do Knucles e Angel Island Zone. Ao que tudo indica, essas devem ser as músicas produzidas por Michael no jogo que acabaram por não ter sido removidas da versão original. 

Howard Drossin

E você, conhecia essa história? Não? Deixe aqui nos comentários, queremos saber sua opinião! (E se possível, compartilhe com seus amigos!)