Em 1993, Sonic The Hedgehog 3 estava em desenvolvimento. Em todos os games anteriores, a trilha sonora era produzida por Masato Nakamura, na época em que sua fama estava no auge devido a sua participação na dupla “Dreams Come True” que vendeu cerca de 50 milhões de discos em todo o mundo.

Em Sonic 3 o compositor foi chamado seguindo a tradição, mas estava insatisfeito com o retorno financeiro e propôs a SEGA um aumento, porém a SEGA recusou. Então, iniciou uma busca para um novo compositor da trilha sonora, sabendo disso, ninguém mais, ninguém menos que Michael Jackson se interessou pelo cargo. Em 1993, tanto a franquia Sonic quanto Michael Jackson estava em alta na época, (até metade do ano) logo era uma proposta quase irrecusável para a SEGA.

Segundo rumores, ele mesmo conversou com a Sonic Team (equipe desenvolvedora do jogo) para conseguir trazer a experiência mais ideal do jogador, gravando inclusive em uma tacada só já que nessa época Michael Jackson estava na sua segunda fase da Dangerous World Tour.

Michael Jackson fez a trilha sonora de Sonic 3?

Mas por que ele não está nos créditos do jogo? Bem, há duas teorias para o motivo disso. A primeira teoria é em relação ao perfeccionismo de Michael. Se você já o viu por trás dos bastidores, como o filme “This is It”, sabe que Michael é extremamente perfeccionista.

A ideia da teoria é baseada em Michael não ter gostado do resultado final que o Mega Drive teve, mas ela é parcialmente sem sentido já que o artista tinha histórico em produção de trilha sonora no game Moonwalker. Já a segunda teoria é de que Michael Jackson foi acusado de pedofilia por Jordan Chandler em agosto daquele ano. Como na época a franquia Sonic remetia à um público mais infantil, faria sentido por parte da SEGA não creditar a trilha sonora do jogo à alguém com acusações de pedofilia.

Boa parte do trabalho de Michael foi refeito por Howard Drossin, mas restou um pouquinho da sua obra já que o caso ocorreu em outubro, o jogo precisava ficar pronto até janeiro, logo algumas coisas acabaram sendo mantidas. Em um relançamento do jogo para computadores, houve alterações na trilha sonora em algumas fases, sendo elas: Carnival Night, Ice Cap Zone, Launch Base, O tema do Knucles e Angel Island Zone. Ao que tudo indica, essas devem ser as músicas produzidas por Michael no jogo que acabaram por não ter sido removidas da versão original. 

Michael Jackson fez a trilha sonora de Sonic 3?

E você, conhecia essa história? Não? Deixe aqui nos comentários, queremos saber sua opinião! (E se possível, compartilhe com seus amigos!)