Curiosidades

Como surgiu o sorvete?

Como surgiu o sorvete?

Em um dia terrivelmente frio como hoje é impossível não sentir saudade do verão e de tomar um delicioso sorvete. Mas afinal, como surgiu o sorvete? Eu conto para você! 😉

Há 4 mil anos os chineses congelavam na neve um tipo de sobremesa criado à base de leite e arroz. Era um tipo de doce refrescante reservado apenas para os ricos e poderosos da época já que o leite era um alimento caríssimo. Após algum tempo – em 1271 – os chineses modificaram um pouco a receita acrescentando neve ao leite. Foi quando Marco Polo, famoso explorador, viajou para à China e se apaixonou pelo doce, assim o levando para Itália.

Então, no século 16 o cozinheiro Bernando Buontalenti aperfeiçoou a receita, deixando o sorvete mais macio e semelhante ao que comemos hoje. Porém, a primeira sorveteria só surgiu em 1670 e foi criada por Francisco Procópio em Paris, na França. Seis anos após haviam mais de 250 fabricantes da sobremesa no mundo inteiro.

Conforme a receita foi ficando popular outros sabores foram surgindo. No início, os preferidos eram os que vinham de frutas como morango e banana, porém até hoje surgem novidades quando o assunto é sabor de sorvete. No Japão, por exemplo, você pode encontrar desde gosto de tinta de lua a gergelim e molho de soja. Já nos Estados Unidos os sabores inusitados são um pouco mais interessantes tais como pizza, lagosta ou frango frito COM waffles. E você, qual seu sabor favorito? Comente!

Leia Também: