Acredito que toda pessoa que estiver lendo esta matéria sabe que o continente do Brasil e de outros países famosos como Estados Unidos, Canadá e México são americanos, ou seja, países localizados nos continentes da América (Norte, Central e Sul). Mas uma dúvida pode surgir por parte de muita gente assim como surgiu por minha parte. Afinal, porque a América se chama América? Bem, vamos lá.

Respondendo a pergunta em si, o “Novo Mundo” se chama América em homenagem ao explorador Américo Vespúcio que foi creditado por algum tempo como quem realmente descobriu o continente, ele de fato viajou para cá entre 1499 e 1502. Mas isso acabou tirando a fama de quem realmente descobriu as terras, Cristóvão Colombo.

Américo Vespúcio

Mas diferente de Cristóvão Colombo, Américo Vespúcio conseguiu compreender e divulgou seu descobrimento sabendo que eram terras não-exploradas, diferente de muitos que pensavam que o local era somente algum país da Ásia ou uma parte abandonada do continente oriental.  Outro fato que muda completamente o rumo dessa história é que a população não conhecia Colombo, mas conhecia Vespúcio como tal, já que Colombo nunca declarou publicamente sua grande descoberta, sem ser para reis e grandes nobres da época.

Em 1507, um cartógrafo chamado Martin Waldseemüller decidiu registrar um mapa com as novas terras ocidentais. Ele decidiu se basear no descobrimento de Vespúcio, fazendo do mapa algo incompleto, pois Vespúcio só descobriu a região Sul, nada da região norte e central. Por um pequeno período da história do mundo, o Brasil foi o país mais popular da América.

Américo Vespúcio 1

Mas somente após a morte de Colombo, seus filhos lutaram pelo nome do pai como o verdadeiro responsável por trás do descobrimento da América. Ou seja, Colombo morreu sem ~descobrir~ que descobriu um novo continente e muito menos teve o devido reconhecimento em vida. O nome “América” prosseguiu, mas Colombo teve sua homenagem pelo menos tendo seu nome na Colômbia, um dos mais famosos países da América Latina, essa foi a maior homenagem simbólica à Cristóvão Colombo, sem ser seu reconhecimento por ter descoberto o nosso continente após tudo isso.

E você? Conhecia essa longa história por trás do descobrimento do nosso continente? Não? Eu particularmente conhecia, mas sem muitos detalhes. Deixe aqui nos comentários, queremos mesmo saber a sua opinião à respeito. (E por favor, se possível, compartilhe com os seus amigos, isso dá uma força imensa para o site e é o que ajuda a manter as publicações diárias!)