Quando pensamos em hambúrguer, a primeira coisa que vem em nossa mente é McDonald’s. Fundada oficialmente em abril de 1955, a empresa possui uma história fascinante que envolve muito hambúrguer, dois irmãos, um vendedor de multimixers no fundo do poço e persistência. Hoje irei lhe contar a história de uma das maiores, se não a maior, rede de fast-food do mundo.

Tudo começa quando Ray Kroc, um vendedor de multimixers mal sucedido recebe uma encomenda para um restaurante chamado McDonald’s em São Bernardino, Kroc então decidi ir ver com os próprios olhos do que se tratava, chegando lá ele acaba se impressionando já que os lanches vendidos no local eram feitos/entregues em menos de 1 minuto, algo surreal para época. Outra coisa que notou foi que diferente de outros restaurantes, o McDonald’s não possuía talheres e nem atendimento drive-in por meio de garçonetes, o que fazia os clientes saírem do carro e pedirem seu lanche no balcão.

Resultado de imagem para mc donalds são bernardino

Ray acaba se apresentado aos donos do local como o vendedor de multimixers e é aí que ele recebe o convite para visitar o sistema de produção do restaurante. Fascinado, Kroc chama os irmãos Richard e Maurice McDonald para jantarem e assim poder escutar a história dos dois.

Bom, em 1937, Richard e Maurice McDonald abriram um drive-in na cidade de Arcádia na Califórnia, onde vendiam cachorro quente e suco de laranja, porém, acabaram se mudando para São Bernardino onde abriram o fabuloso “Churrasco McDonald” onde possuíam 27 opções em seu cardápio com garçonetes que levavam o lanche até o carro. Depois de um tempo as vendas caíram e eles perceberam que o modelo de drive-in possuía vários problemas como clientes indesejáveis (adolescentes) e, principalmente, a demora para fazer a comida e foi aí que Richard percebeu que a maior parte das vendas vinham dos hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes. A partir daí, os dois irmãos focaram em vender apenas esses três itens, eliminando a maioria das comidas do cardápio, as garçonetes, jukebox para não atrair adolescentes e aderiram ao uso de embalagens de papel descartável.

Imagem relacionada

Quadra de Tênis

Os dois irmãos perceberam que deveriam, principalmente, diminuir o tempo de espera dos clientes, fazendo com que os pedidos fossem entregues 30 segundos após serem comprados. Para fazerem modificações, os dois decidiram fechar o estabelecimento por um tempo. Foi aí que Richard levou seu irmão a uma quadra de tênis onde desenhou as dimensões de sua cozinha no chão para que assim pudessem encontrar o jeito perfeito para trabalharem e BINGO… Conseguiram.

O começo de um sucesso

O nome “Churrasco McDonald” foi trocado por “Hambúrgueres do McDonald’s” e em sua re-abertura, já com o novo sistema, os clientes não entenderam muito bem, eles ficaram esperando as garçonetes irem atende-los em seus carros, porém – depois de um tempo – o McDonald’s se tornou um sucesso local.

Após escutar essa história, Ray Kroc se junta aos dois irmãos para abrir uma franquia em Illinois, EUA. A partir deste momento é dada a largada a uma revolução na empresa e na história da alimentação. As pessoas costumam chamar este período como “O nascimento do McDonald’s”, sendo que o restaurante já havia sido inaugurado 15 anos antes pelos dois irmãos. Com o tempo Ray Kroc acabou se aproveitando das ideias de Richard e Maurice chegando a falar que a ideia dos famosos arcos dourados foi dele e não de Richard. Para quem não sabe, Richard e seu irmão fizeram um restaurante em Phoenix onde a estrutura do McDonald’s possuía dois arcos dourados, segundo Richard eram para destacar o local.

Resultado de imagem para THE FOUNDER MC DONALDS

Um ano havia passado, os irmãos continuavam administrando o negócio em São Bernardino, enquanto Ray Kroc viajava pelos EUA para abrir mais uma franquia, naquela época, Kroc já possuía 6 franquias do McDonald’s, fazendo com que recebesse o nome de ‘Fundador’ da empresa… e ele não se importava com isso, mesmo sabendo que era mentira. Com isso Ray decide quebrar o contrato e fazer literalmente o que quisesse nos restaurantes McDonald’s, isso deixou os irmãos muito enfurecidos, fazendo com que Kroc comprasse a parte deles no negócio, se tornando assim o dono da marca.

Com isso Richard e Maurice perderam o direito de ter o nome ‘McDonald’s’ em seu restaurante em São Bernardino, deste modo ele mudaram para “Grande M”. É isso aí, Ray Kroc o “dono” do McDonald’s é um grande filha da… Ah, e ainda tem mais, Kroc tinha uma esposa, antes mesmo de ter conhecido o restaurante, porém, após a fama, ele se separou deixando ela com um monte de dívidas… D-E-S-G-R-A-Ç-A-D-O.

Em 2016, um filme foi lançado contanto está história chamada “The Founder” ou como é conhecido aqui no Brasil: “Fome de Poder”. O filme é estrelado pelo Michael Keaton no papel de Ray Krock. O que achou da história? Comente logo abaixo 😀