Sistemas operacionais… Desde a época dos PCs temos uma incrível rivalidade entre os sistemas operacionais de computadores domésticos e comerciais, a rivalidade da década de 90 era entre o Mac OS, da Apple e o Windows, da Microsoft. Ambas empresas já tiveram grandes parcerias, inclusive parte do pacote Office, o Microsoft Word e o Microsoft Excel surgiram inicialmente como programas exclusivos do Macintosh, da Apple.

Mas a rivalidade de sistemas operacionais não permaneceu somente nos PCs, surgiu também nos videogames, no qual os softwares exclusivos de cada máquina são muitas vezes fator decisivo na hora da compra. E claro, essa rivalidade existe também nos smartphones. Quando Steve Jobs apresentou o iPhone em 2007, ali criou-se uma nova linha de produtos hi-tech, os smartphones.

zuk 2

Lá em 2007 esse mercado começou a crescer, apressando a Google a ter seu sistema operacional definitivo. Os celulares Android foram os primeiros a terem um sistema operacional com o licenciamento da Google. A estratégia da Google é semelhante a da Microsoft com o Windows: Ela dá a base do software a fabricante do hardware e a fabricante do hardware produz seu próprio smartphone, diferente dos smartphones da Apple.

Ok, sabemos que o primeiro smartphone à utilizar o iOS foi o iPhone 2G. Mas qual foi o primeiro smartphone à utilizar Android? Bem, esse título é dado a HTC, mas especificamente para o HTC Dream. (ou T-Mobile G1 como é conhecido nos EUA) Ele foi lançado em outubro de 2008, basicamente um ano após o lançamento do primeiro iPhone. Olhando de primeira, você sentia uma vantagem clara no HTC Dream: As possibilidades.

zuk 3

Ele era um smartphone com touch screen capacitivo, ou seja, que você podia dar mais de um toque na tela, como no iPhone. Mas também tinha a opção de teclado para os mais conservadores nesse aspecto. O HTC também oferecia mais compatibilidade com apps Google, como o Gmail, por exemplo.

Exceto tela, o iPhone tinha um aproveitamento de tela maior com a mesma resolução e maior em si, mas perdendo em PPI para o HTC Dream. A câmera do HTC Dream era extremamente superior, com zoom digital, resolução maior, gravação de vídeo e autofoco. Sem contar o suporte à Java e Flash, coisa que era bem útil na época e estava ausente no iPhone. Sem contar o preço: o iPhone 2G custava 499 dólares, o HTC Dream 180. Somente em julho de 2010, dois anos depois, o smartphone foi oficialmente descontinuado.

E aí, você conhecia o HTC Dream? Comente, queremos saber a sua opinião! (E claro, sempre que possível compartilhe com os seus amigos, isso é uma das coisas que mantém o TriCurioso vivo!)