Se você foi criado no Brasil, em algum determinado momento você já ouviu de algum parente que não se deve comer manga e tomar leite, pois isso faria mal ao seu estômago  ou causaria indigestão. Um de nossos redatores já falou sobre comer melancia com leite que você pode conferir clicando aqui. Mas afinal, essa informação é mito ou verdade? Ela tem uma procedência efetiva? Hoje o TriCurioso vai responder essa dúvida.

Bem, respondendo de forma resumida, NÃO! Comer manga e tomar leite não faz mal, isso é mito, tanto que nos EUA é bem comum tomar leite após comer o fruto. Sim, pode criar um canal no YouTube, fazer um vídeo com o título “TOMEI LEITE, COMI MANGA E OLHA NO QUE DEU” e só sucesso. Mas afinal, de onde surgiu esse grande mito de terras Tupiniquins?

Bem, ele é mais antigo do que você provavelmente pensa. Esse mito surgiu na época da escravidão no século XIX. Nessa época, uma das bebidas mais valorizadas era o leite por ser realmente caro. Diferente da manga, que era um fruto super desvalorizado na época. Para evitar que escravos consumissem da bendita bebida, os fazendeiros sempre ressaltavam que leite com manga fazia mal, mas a lenda acabou passando de geração para geração, chegando provavelmente na sua e na minha casa.

manga

Ok, a lenda é um mito, disso todos nós sabemos. Mas o que acontece se você misturar os dois? Bem, o Velberan do canal Bom de Garfo no YouTube decidiu arriscar e experimentou de 3 formas diferentes: Comendo a manga e depois tomando o leite, pondo a manga no copo junto com o leite e fazendo uma batida de manga. ao misturar a manga com o leite no liquidificador. O resultado você pode conferir clicando no vídeo abaixo:

Mais um mito desmistificado pelo TriCurioso! Pode comer manga e tomar leite depois à vontade! (Não nos responsabilizamos pelo seu tempo em cima de uma privada)

Mas e você? Já tinha ouvido esse mito? Ou ouviu a versão da melancia? Eu não conhecia a versão da melancia, assim como muitos não devem conhecer a versão da manga. Já tinha experimentado antes as duas coisas juntas? Deixe aqui nos comentários sua história com essa lenda gastronômica! (E claro, sempre que for possível, compartilhe com os seus amigos, isso é uma das coisas que mantém o TriCurioso vivo!)