Hoje, a Google é o site mais visitado do mundo. E não é atoa, afinal o buscador está com anos de experiência no mercado, mas especificamente 20. Mas como começou sua história? O TriCurioso te conta!

A empresa foi fundada no dia 4 de setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin, inicialmente como um trabalho na faculdade de Stanford, Califórnia.  O número 1 seguido por 100 zeros reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na internet.                  Google

Por algum tempo, a URL do Google remetia à Universidade de Stanford, deixando claro que o projeto era mais um trabalho de escola. Os sites de busca da época mostravam os resultados classificando-os pela contagem de quantas vezes os termos apareciam na primeira página, já o sistema da Google analisava as relações entre os sites, mostrando os melhores resultados.

Em 1999, tivemos os primeiros Doodles. Os doodles são as homenagens que a Google faz para uma data especial alterando o logo da empresa em seu site.  O primeiro doodle foi  homenageando o festival Burning Man, que ocorre durante uma semana inteira em São Francisco, nos EUA.

Google 1

Em 1999, a Google se torna o maior motor de buscas da internet. Em 2000, a empresa começa a globalizar seu site, quando disponibilizou outras 13 línguas disponíveis em seu serviço: francês, alemão, italiano, sueco, finlandês, espanhol, português, holandês, norueguês, dinamarquês, chinês, japonês e coreano. Fazendo a empresa passar de 1 bilhão de URLs em seu site.

Em 2001 a Google lança o Google Imagens, com mais de 250 milhões de imagens em seu lançamento. Em 2002, a Google compra a Pyra Labs, responsável pela criação do Blogger. No mesmo ano, a Google criou o Google News, Google Shopping e Google Labs. Em 2003 a Gooogle compra a Applied Semantics, permitindo-a criar o Google AdSense, uma remuneração monetária para criadores de conteúdo nas plataformas da empresa.

Google 2

Em 2004, a empresa cria o Orkut, uma das, se não a maior rede social de países emergentes, como Brasil e Índia, sendo descontinuado somente 10 anos depois. E no dia 1° de abril do mesmo ano, (Não me pergunte o porquê da data) foi lançado o Giga Mail, ou o seu nome atual, Gmail. Já em 2005, a empresa lança o Google Video, um precursor do que viria à ser o YouTube. Em fevereiro, a empresa lança o Google Maps. No mesmo ano, foi aberto uma sede da Google no Brasil e no México, graças à popularidade da empresa nesses países.

No mesmo ano, a Google comprou o sistema operacional Android, que hoje é famoso por ser da empresa e em abril de 2006, a Google compra por (apenas) 1,6 bilhão de dólares o YouTube, que hoje é a principal plataforma de vídeos do mundo. Em 2007, foi fundado a Open Handset Alliance, reunindo empresas de tecnologia como T-Mobile, Nextel, Samsung, HTC, Sony e diversas outras para lançar o primeiro smartphone com o sistema operacional Android, o HTC Dream (que já fizemos uma matéria sobre)  competindo diretamente com o smartphone da maçã.

zuk 3

Após isso, a história da Google somente evolui do que ela criou nesse tempo. O YouTube explode, o Maps explode, o Gmail explode, o Android explode, o Google News explode, tudo explode, menos a empresa. E essa é resumidamente a história da gigante online.

Você conhecia a história da Google? não? deixe aqui nos comentários, queremos saber! (E claro, sempre que possível compartilhe com os seus amigos, isso é uma das coisas que mantém o TriCurioso vivo!)