O assunto é delicado, muito delicado. Tão delicado que nem uma série com grande orçamento teve capacidade de abordar da forma correta. É delicado também falar sobre a série e ter uma opinião, porém é preciso falar sobre os ‘porquê não’ de Hannah Baker, personagem protagonista de 13 Reasons Why. Eles tiveram uma passagem extremamente breve no último capítulo da segunda temporada e com certeza deveriam ter atenção maior.

A passagem foi tão rápida que foi difícil ler todos os 11 motivos listados por Hannah para não cometer suicídio e que, infelizmente, na trama não venceram os 13 porquês. Por isso hoje, trazemos aqui as razões listadas pelos roteiristas, veja:

11 porque nao hannah baker tricurioso 1

Mãe e pai: “Eles irão se culpar, e não é culpa deles.”

Nova York: “Eu posso ir lá algum dia. Se não durante a faculdade, depois. E talvez eu possa recomeçar lá.”

Clay: “Ele também vai pensar que é sua culpa, e não é. Ele vai pensar que poderia ter me salvado. Mas a gente não pode salvar pessoas, não nesse sentido, pelo menos – é mais complicado que isso.”

Escrevendo: “Eu poderia escrever alguma coisa incrível algum dia. Publicar essa coisa. Até me tornar uma escritora. Parece improvável – mas possível.”

Pai: “Ele, sem dúvida, me ama. Sempre quer o melhor para mim. Mesmo quando eu estou brava com ele. Seria injusto deixá-lo.”

Mãe: “Eu não sei se ela poderia sobreviver a isso. Ela está sempre tão no limite. Mas talvez seja por minha culpa. Eu sei que ela me ama – eu gostaria que ela soubesse que eu sei.”

Mãe e pai: “Trabalharam tanto para me dar uma vida melhor. Seria como desapontá-los.”

Helmet: “É genuinamente um bom garoto. E eu genuinamente gosto dele. E talvez nós devêssemos ficar juntos. Não sei. Mas talvez. Se eu for, nunca vou descobrir isso.”

Talvez: “Um dia eu poderei fazer a diferença na vida de outra pessoa.”

Talvez: “Eu terei meu próprio filho, e talvez ele possa ser essa pessoa.

Talvez: “Não seja tão ruim quanto eu pense. Talvez vá melhorar.”

Vale lembrar aqui que desistir não pode ser uma opção, caso você esteja sofrendo ou precise de ajuda, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida pelo número 188 ou acesse o site, eles inclusive possuem um chat online e estão a disposição para ajudar.