Hoje, o TriCurioso irá contar a história por trás da nova queridinha dos smartphones que vem conquistando cada vez mais público pela excepcional qualidade em seus produtos, mantendo o baixo custo. Sim, estamos falando da Xiaomi.

A Xiaomi foi fundada por oito amigos na cidade de Pequim, na China, em abril de 2010. Um deles é o atual CEO da chinesa, Lei Jun. Ele começou como engenheiro da Kingsoft, uma das empresas de software mais poderosas do país. Os outros parceiros incluem até ex-executivos das filiais da Google e da Motorola no Oriente.

Mas aliás, o que significa Xiaomi? Em chinês, o nome é literalmente “pequeno arroz”. A palavra agrega várias espécies de cereais, mas a escolha do nome é bem mais profunda.

xiaomi 1

Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa entre China e Japão em 1937, o então ditador Mao Tse Tung dizia que a China combatia usando “’xiaomi’ e rifles”. Além disso, no budismo, tem um ditado que diz que uma pessoa com um arroz pode ser tão incrível quanto com uma montanha. Esse alimento representa então uma base sólida e força, hoje é presença certa na mesa de boa parte da população chinesa. A Xiaomi quer ter uma base tão bem estabelecida e ser tão importante, com um legado tão especial para as pessoas quanto do arroz na China em si.

Lá em 2010, no início de sua criação, a empresa decidiu lançar sua própria interface para outros smartphones Android, a MIUI. Já em 2011, a Xiaomi anunciou seu primeiro hardware, o smartphone Xiaomi Mi 1. Ele contava com Snapdragon S3, 1 GB de RAM e 1930 mAh.

xiaomi 2

Em 2012, a chinesa lançou o Xiaomi Mi 2. Agora com Snapdragon S4, 2 GB de RAM e até 3100 mAh. Em 2013, a organização lançou sua terceira geração de flagships. o Xiaomi Mi 3 contava com Snapdragon 800, 2 GB de memória RAM, os incríveis 64 GB de espaço interno na época e 3050 mAh.

Já em 2014, a empresa começou com a linha Redmi, uma série de aparelhos com mais baixo-custo. Lançou também o Xiaomi Mi 4, com Snapdragon 801, 2 GB de RAM e os mesmos 16 e 64 de memória interna, com 3080 mAh e com suporte à filmagens 4K.

xiaomi 3

Já 2015 foi um ano divisor de águas para a empresa. Ela expandiu com representação oficial em países como Índia e Brasil e também com o lançamento de sua linha de tablets, o MiPad, e do Xiaomi Mi Note, flagship da empresa em 2015, claramente inspirado na série Galaxy Note, da Samsung, sem contar sua action cam 4K, a Yi.

Em 2016, a empresa chegou com sua própria linha de Box TV, a Mi Box TV. Veio também o lançamento do Mi Pad 2, Xiaomi Mi Note 2 e do Xiaomi Mi 5, lançando também seu próprio robô aspirador.

xiaomi 4

Em 2017, tivemos o lançamento do Xiaomi Mi 6, do Xiaomi Mi Note 3, do Xiaomi MiPad 3 e de algo diferente: o Xiaomi Mi A1. Qual sua diferença dos demais celulares da empresa? Ele não contém a MIUI, interface da empresa, utilizando o Android One, sistema da Google com boa frequência de atualizações e multitarefa dedicada. É um aparelho excelente, meu atual smartphone principal. Nós também tivemos o Xiaomi Mi 6, com Snapdragon 835, 6 GB de RAm, os padrões da Xiaomi.

xiaomi 5

Em 2018, até então, só tivemos o anúncio do Xiaomi Mi 8. (que aliás fizemos uma matéria, que você pode conferir clicando aqui)

Então, você conhecia a Xiaomi? Deixe nos comentários! (Se possível, compartilhe esse post com os seus amigos, isso é uma das coisas que mantém o TriCurioso vivo.)