Quem já assistiu alguma corrida de Fórmula 1 com certeza deve ter reparado que os carros andam com os pneus carecas, enquanto os carros convencionais que podemos ver na rua são proibidos de andar com o pneu neste estado, isso devido a segurança do motorista e passageiros. Então, por que em uma competição de alta velocidade os carros não seguem a esta regra?

Os especialistas dizem que o pneu liso ou “slick” usado nos carros de corrida possuem uma área de contato maior com o solo, facilitando a interação do pneu e da pista, assegurando uma maior aderência e claro, uma melhor velocidade.

Porém, quando está chovendo ou a pista estiver molhada, nada de pneu liso. O uso do mesmo pode ser muito perigoso, podendo causar um acidente gravíssimo e talvez fatal.

por-que-carros-de-corrida-usam-pneus-lisos

Nesses casos, o pneu liso é trocado por um pneu com ranhuras, também chamado de biscoito, isso é feito para evitar a perda de contato do pneu com a pista devido ao molhado. Vale lembrar que, se antes mesmo da corrida iniciar já estiver chovendo, é proibido entrar na pista com os pneus lisos.

O ex-piloto Ayrton Senna, que ganhou a Formula 1 três vezes e foi vitorioso em 41 corridas, era conhecido como o “Rei da Chuva”, pois quando chovia o ex-piloto corria como se não tivesse acontecendo nada, era praticamente impossível vencer Senna em dia de chuva (E sem chuva também). O piloto infelizmente faleceu em 1994 após sofrer um acidente durante uma corrida.

O que você achou? Comente logo abaixo 😀