Eu lembro que uma das maiores decepções da minha infância foi quando eu fiz uma prova onde em uma das questões havia uma imagem de um animal e eu teria que identificar qual era… Pela imagem acabei assinalando que o animal era um Camelo, porém, quando recebi a prova percebi que havia errado, aquele animal na verdade era um dromedário e por anos eu nunca decidi procurar as diferenças entre os dois animais. Afinal, Qual a diferença entre Camelo e Dromedário?

Os dois animais são de origem de um ancestral em comum, porém, atualmente vivem em regiões diferentes. Ambos animais se diferem pelas suas características físicas: Número de corcovas, a altura e o tipo de pelo. Vale lembrar que o habitat dos dois animais não é o mesmo. O dromedário possui uma corcova, pelos mais curtos e pernas mais longas, enquanto o camelo tem duas corcovas, pelos longos e pernas mais curtas. (Agora dá para identificar, né?)

O camelo pode ser encontrado apenas na Ásia Central, enquanto o dromedário é visto tanto no continente asiático quanto no africano, inclusive são eles que vemos nos filmes que se passam no deserto do Saara… Sempre imaginei que fossem camelos… Outra decepção para minha vida.

Tanto os camelos, quanto os dromedários são usados como meio de transporte em regiões desérticas. O camelo viaja lentamente, em uma velocidade de aproximadamente 5 km/h enquanto os dromedários são rápidos, podendo correr 16 km/h por até 18 horas seguidas. Por outro lado o camelo pode levar cargas mais pesadas  em viagens de até 50 quilômetros de distância. E aí, qual você escolheria para uma viagem pelo deserto? Eu sou mais o dromedário.

camelo

Aí vai uma curiosidade: Muitas pessoas acham que esses animais armazenam água em suas corcovas, porém, elas na verdade são uma acumulação de gordura. Um camelo saudável e bem alimentado pode carregar uma corcova de aproximadamente 35 quilos. Impressionante, não?

O que você achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀