Todo mundo sabe que as facas são um instrumento usado para cortar alimentos e outras coisas, porém, muitas vezes ela é utilizada por delinquentes que a usam para assaltar, ameaçar e machucar pessoas inocentes. De qualquer maneira devemos aceitar que a faca, querendo ou não, é um objeto muito arriscado, sendo literalmente uma arma que se compra no mercadinho da esquina por qualquer um. E pensar que temos várias armas (facas) dentro de nossas casas… Bizarro, não?

O juiz inglês Nic Madge propôs, durante uma sentença, um plano que consiste em simplesmente tirar as pontas das facas de cozinha para que assim o crime que está crescendo no país seja contido. A ideia do juiz acabou virando motivo de polêmica e muita chacota na mídia. Conforme Madge, alguns círculos sociais costumam carregar facas e segundo ele é dever do governo banir a venda de tais armas.

Se olharmos as estatísticas veremos que a ideia do juiz não é tão ruim quanto a mídia fez parecer. Os últimos dados divulgados pelos órgãos ingleses revelam que as mortes causadas por esfaqueamento entre os adolescentes e jovens aumentaram nos últimos oito anos e que os crimes envolvendo as facas subiram aproximadamente 22% em 2017. A própria policia de Londres acabou revelando que durante os cem primeiros dias de 2018, 53 pessoas morreram, sendo a maioria delas por esfaqueamento.

O juiz ainda argumenta dizendo que as leis para reduzir a disponibilidade de armas para possíveis criminosos não teve efeito algum, visto que qualquer um pode ir na gaveta de sua casa e pegar uma faca para cometer um crime.

juiz-quer-banir-facas-pontudas

Será que a proibição de facas com ponta diminuiria os problemas na criminalidade? O que você acha? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar este post 😀