Hoje meu pai me trouxe essa novidade, carros que utilizam uma tecnologia criada na década de 20 para se movimentar pelas estradas deste Brasil. Ou seja, você sabia que existem carros movidos a lenha? Parece que sim, meus amigos! Vou explicar como funciona.

Todo o processo se chama ‘combustão incompleta de combustível sólido’, ou seja, biomassa é queimada e se gaseifica, porém esta queima não consome todo material combustível que continha. Esses gases que sobram são o monóxido de carbono e o hidrogênio que, misturados, resultam no chamado Gás de Síntese ou Gasógeno, que é armazenado em um tanque próprio para isso.

carro movido a lenha tricurioso 1

Gasógeno lembrou algo a você? Pois bem, se você gosta de história deve saber que durante a Segunda Guerra Mundial ele foi muito utilizado. Além disso, é extremamente inflamável em função do hidrogênio e pode ser injetado diretamente no sistema de combustão do carro. Por isso carros movidos a lenha possuem uma caldeira que alimentam com a biomassa e adaptam o carburador. Veja uma matéria que mostra o dono de um desses carros adaptados que funciona assim há mais de 4 décadas.

Extremamente bizarro, não acha? Conhecia essa tecnologia? Comente!