Lá em 2015, a Nvidia lançou o Nvidia Shield TV, um console com base Android, mas tendo a função jogar via streaming pelos servidores da Nvidia, tais como The Witcher II ou Ultra Street Fighter IV. Hoje, falando do mercado de streaming, parece algo muito distante do mercado de jogos, principalmente falando do mercado brasileiro, no qual a internet média da população é de 5 à 20 MB.

Mas afinal, é possível que em um futuro, o mercado de jogos sejam 100% via streaming? Quando eu digo isso, além de muitas torcidas de nariz, eu posso ser chamado de maluco por questionar sobre videogames por streaming no futuro, mas não só eu como o próprio mercado de games em si indica isso.

streaming 1

Mas vamos aos fatos. As grandes produtoras de consoles (Microsoft, Nintendo e Sony) já tem coisas relacionadas à streaming em seus consoles. Não acredita? vamos lá. A Microsoft possui um modo de “streamar” o Xbox One, ou espelhar o Xbox One para o PC. Já a Sony possui um serviço de streaming de jogos do PS2, PS3  e PS4, o PlayStation Now, sem contar o espelhamento de tela do PS4 para o PSVITA. A Nintendo tem o Resident Evil 7 e Phantasy Star Online que atualmente só podem ser jogados via streaming, suporte à streaming em seu chipset (Tegra X1, o mesmo chipset do Nvidia Shield TV) e mais alguns rumores sobre.

streaming

O mercado de internet está se encaminhando por internet em todos lugares, até em países de 3° mundo, como o Brasil e a Índia. Com o mundo inteiro tendo uma internet estável, não há motivos, exceto preferências saudosistas, para em algum momento os consoles forem dessa forma. Isso iria baratear o preço de jogos, consoles, online provavelmente gratuito e diversas outras vantagens, sem contar o que inspirou esse post, a declaração do CEO da Ubisoft.

Acredito que teremos outra geração, mas existe uma boa chance de que passo-a-passo veremos menos e menos hardware,” disse Yves Guillemot ao Variety. Com tempo acredito que o streaming vai tornar-se mais acessível para mais jogadores e deixará de ser necessário ter um grande hardware em casa.

Mas para saber sobre isso, resta apenas esperar. E você? O que acha disso? Comente! (E claro, se possível, compartilhe o post com os seus amigos, isso é uma das coisas que mantém o TriCurioso vivo!)