Estava eu fazendo um trabalho sobre deslizamento de terra quando de repente, meu amigo solta a seguinte frase: “O deslizamento pode contaminar rios e mananciais” e óbvio que eu não fazia a mínima ideia do que aquilo significava, porém, fingi que sabia o que era (eu não tinha conhecimento se aquilo era algo muito óbvio, então fiquei com vergonha de perguntar e ser zoado por não saber algo tão simples). Quando cheguei em casa, corri para o computador pesquisar o que raios são mananciais e decidi trazer para vocês o resultado. Espero que gostem!

Bom, mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser utilizadas para o abastecimento público. Incluindo rios, lagos, represas e lençóis freáticos (ou seja, muito importante). Para poder cumprir suas funções, que inclusive são muito importantes, um manancial precisa de cuidados especiais, garantidos pelas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais.

parque mananciais campos jordao

Dentre as regras, a principal a ser seguida é evitar poluir as águas, o que diga-se de passagem, é muito difícil no Brasil, infelizmente. Um exemplo que pode ser citado aqui é o Rio Tietê que corta a capital São Paulo e boa parte do interior do estado. Conhecido por ser um dos rios paulistas mais famosos, o Tietê poderia ser um grande manancial para milhões de habitantes, porém, o rio está poluído à quase 100 anos, o que acaba o tornando um enorme esgoto a céu aberto.

Como citado anteriormente, os mananciais são de suma importância pois são eles que possibilitam o abastecimento de água paras as áreas urbanas e também rurais. Vale lembrar que eles são a principal fonte de abastecimento para os reservatórios de água. A poluição desses mananciais podem levar a redução da capacidade de reposição hídrica para os reservatórios que abastecem as grandes cidades, gerando falta de água ou racionamento. Então vamos ter consciência, pois o que fazemos agora é o que iremos colher no futuro.

o que e manancias

O que achou? Comente logo abaixo 😀