Curiosidades

Qual é a diferença entre o crocodilo e o jacaré?

Qual é a diferença entre o crocodilo e o jacaré?

Recentemente fiz um post listando as diferenças entre o camelo e o dromedário e aquilo me fez pensar em vários animais que são diferentes, porém, todo mundo acha que são o mesmo, então por isso decidi trazer hoje para vocês as diferenças entre o jacaré e o crocodilo, que até hoje eu não faço a mínima ideia de quais são. Sim, até a data deste post eu achava que os dois eram o mesmo animal, pois é, triste a vida.

Já de inicio tenho que falar que os dois animais não são da mesma família, o crocodilo é da família Crocodilidae, enquanto o jacaré é da Alligatoridae. Uma das diferenças mais notáveis é que o jacaré tem um focinho largo e arredondando e os crocodilos possuem uma cabeça mais afilada, ou seja, fina. Vale lembrar que no Brasil não há crocodilos, então se você estiver na rua e ver um animal destes e tiver dúvida se é um jacaré ou crocodilo, pode ter certeza que é um jacaré.

Os crocodilos também possuem, nas escamas de seu ventre, os conhecidos poros glandulares, uma características que não se encontra presente nos jacarés. A função destes poros até hoje é desconhecida, mas cientistas especulam que eles podem servir para troca de calor e água com o ambiente.

A diferença mais visível entre os dois se encontra nos dentes, segundo o biólogo Flávio de B. Molina, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo:

“Nos dois animais, o quarto dente de cada lado do maxilar inferior é maior que os outros. O jacaré possui reentrâncias onde esses dentes ficam escondidos e só aparecem quando o animal abre a boca. No caso do crocodilo, eles ficam expostos”

Além disso, os dentes superiores dos crocodilos são alinhados com os inferiores, enquanto os do jacaré não. Vamos supor que você esteja em outro país que não seja o Brasil e acabe encontrando um animal que bata com as características tanto de um crocodilo quanto a do jacaré… Basta você chegar bem pertinho e simplesmente ver se os dentes estão expostos ou não e BINGO! Você consegue diferenciar um do outro. OBS: Tome cuidado 😀

O que você achou? Comente logo abaixo 😀

Leia Também: