Chaves ou Chavo del Ocho é uma série mexicana produzida pela Gala TV e criada por Roberto Gómez Bolaños. Foi produzida de 20 de junho de 1971 à 6 de janeiro de 1980, contendo 290 episódios. A série gira em torno da vida de Chaves, um pobre jovem que vive em uma pequena vila e tem uma grande afinidade com todos os moradores.

Você os conhece, certo? Seu Madruga, Chiquinha, Dona Florinda, Kiko, Dona Clotilde, etc… Posteriormente a série foi para a Televisa e o SBT comprou alguns de seus direitos de exibição…Por isso, aqui no Brasil a série foi exibida pelo SBT e pela Cartoon Network. Bom, após você saber um pouco sobre a série, vamos as curiosidades!

– Você sabe o porquê do nome Chaves? Não? Senta que lá vem história. Bom, o nome original da série (El Chavo del Ocho) não tinha uma tradução com um sentido muito grande, já que El Chavo del Ocho no português se traduz em “O Moleque do Oito”, isso fazia sentido na série original porque o canal GalaTV no México era o canal 8, mas o SBT não é o canal 8, é o canal 4, 5, 43 e diversos outros aqui no Brasil. Logo, uma das sugestões de nome foi Chaves. Uma tradução levemente fiel ao original e um nome criativo o suficiente para caracterizar a fama da série aqui no Brasil.

– Você sabia que o Roberto Gómez Bolaños, criador da série e intérprete do personagem Chaves, atuou com o personagem pela primeira vez aos 42 anos? Pois é, sua última aparição como Chaves foi em 1992,aos 63 anos.

– Jaiminho, o carteiro, foi o último à ter um apartamento na vila.

CHAVES

– O único episódio que o elenco principal está completo é o episódio de Acapulco.

– Falando em episódio de Acapulco, você sabia que nesse episódio, há um pequeno erro de dublagem? Na dublagem original brasileira durante todo o episódio é retratado que eles vão à Acapulco, tanto que é o nome do episódio. Ms a Chiquinha fala como se eles tivessem no Guarujá. E para confundir ainda mais nossa cabeça, posteriormente o erro de dublagem foi corrigido para Acapulco, então às vezes é Guarujá, outras Acapulco.

– Você sabia que o Senhor Madruga, ou Ramón Valdés, usava sua própria roupa para gravar os episódios?

CHAVES 1

– Você sabia que, na verdade, o nome do Kiko é Frederico? O nome é em homenagem ao seu pai, assim como sua roupa de marinheiro, que era o que o pai dele tinha como profissão e inclusive morreu fazendo isso.

– Você sabia que a mãe de Maria Antonieta de Las Nieves, a intérprete da Chiquinha, que fazia os vestidos que ela usava na série? Pois é.

– Você sabia que a série teve uma continuação até 1992? Pois é, só que ela não é considerada como a série Chaves, pois voltou a ser um quadro do programa “Chespirito”. No Brasil, a nova parte da série foi exibida em rede aberta (no SBT) somente em 2001, mas foi exibida antes lá em 1997 pelo CNT.

Mas e você? Gosta de Chaves? Gostou das curiosidades? Deixe aqui nos comentários!