Quando pensamos em navios é quase impossível não se lembrar no Titanic, navio que infelizmente afundou após se chocar com um iceberg. A tragédia acabou gerando um filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que inclusive foi um enorme sucesso na época e hoje é considerado um dos maiores clássicos do cinema mundial. Por isso, iremos conhecer a trágica história de um dos maiores transatlânticos já feitos, o RMS Titanic.

O ano é 1907, Joseph Bruce Ismay, que na época era presidente da companhia de navios White Star Line e o lorde William Pirrie, 1.º Barão Pirrie e presidente dos estaleiros da Harland and Wolff, decidem trabalhar juntos para construir 3 navios que pudessem competir com o RMS Lusitania e o RMS Mauretania da companhia rival Cunard Line. Os dois concordaram que a melhor forma de competir com seus rivais era na elegância e não na velocidade, por isso, decidiram que seus navios seriam maiores, mais luxuosos e os mais seguros construídas até então. Seus nomes foram definidos como Olympic, Gigantic (Que veio a se chamar Britanic) e o famoso Titanic…. Muitos não sabem, porém, esses nomes são uma homenagem as três raças da mitologia grega:  olimpianos, gigantes e titãs, respectivamente.

joseph bruce ismay

(Joseph Bruce Ismay)

Construção

Após decidirem todos os detalhes, no outono de 1908 os materiais e suprimentos necessários para a construção foram encomendados pela Harland and Wolff, que inclusive foi a responsável por desenhar o projetos dos três navios. O Olympic começou a ser construído em 16 de dezembro de 1908, enquanto seu irmão Titanic só começou a ser tirado do papel no dia 22 de março de 1909. O seu desenvolvimento progrediu em um ritmo bem interessante, tendo a sua armação completamente pronta já no início de 1911. O casco do Titanic era formado por aproximadamente duas mil placas de aço medindo três metros de comprimento por dois metros de largura e uma espessura entre 2,5 a 3,8 centímetros. Sendo essas placas unidas por mais ou menos 3 milhões rebites.

Em 31 de maio de 1911, o Titanic foi lançado pela primeira vez ao mar, na ocasião, milhares de pessoas incluindo jornalistas e algumas personalidades importantes estiveram presentes no local para ver a grande “inauguração” do navio que prometia ser um dos maiores do mundo.

titanic história

Após isso, finalmente o navio começou a ser trabalhado por dentro. Na época, mais de três mil profissionais (mecânicos, eletricistas, encanadores, carpinteiros, pintores, decoradores, etc) trabalharam no projeto de junho de 1911 até março de 1912, equipando o navio com as tecnologias mais recentes da época.

Estrutura

O RMS Titanic tinha aproximadamente 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 53 metros de altura. Ele operava com uma tripulação de 892 pessoas e podia transportar até 2435 passageiros dispostos em três classes. Aí vai uma curiosidade: O navio custou aproximadamente 7,5 milhões de dólares (Valores da época), sendo ele dividido em dez conveses e chegou a ser considerado o maior navio transatlântico construído até então.

Segurança

O Titanic era dividido em dezesseis compartimentos estanques que poderiam ser fechados remotamente a partir de um interruptor na ponte de comando. Esses estanques eram capazes de armazenar água caso o casco fosse furado… Além disso, o navio possuía um fundo duplo e oito bombas d’água que eram capazes de extrair quatrocentas toneladas de água por hora… Essas medidas de segurança levavam a crer que o Titanic era inafundável, muitos até o chamavam de “O navio que nem Deus pode afundar”.

O navio também estava equipado com 40 botes salva-vidas, sendo quatorze deles com capacidade total para 65 pessoas, dois cúteres de emergência que acomodavam até quarenta pessoas e quatro botes desmontáveis que conseguiam levar 47 pessoas. Sim, a quantidades de botes era pouca, porém era muito mais do que a legislação marítima da época exigia.

Partir para nunca mais voltar

O Titanic deixou o seu “berço” em Belfast no dia 02 de abril de 1912 e partiu em direção ao porto de Southampton onde iria pegar seus passageiros. Em 10 de abril de 1912, o navio parte para sua viagem com 953 passageiros, sendo 29 deles que desembarcariam antes do navio seguir a Nova Iorque. Sua primeira parada foi em Cherbourg onde 142 passageiros entraram no navio. Após isso, o Titanic foi rumo a Queenstown na Irlanda. Sete passageiros desceram e 120 embarcaram.

titanic história1

Na noite de 14 de abril, o Titanic já havia percorrido aproximadamente 2.500 quilômetros, naquele dia a tripulação havia recebido vários avisos sobre icebergs e naquela época, para fugir das pedras de gelo, a técnica era acelerar o máximo possível para que assim saíssem rapidamente da zona de perigo… Burrice, ou não?

Ainda na noite de 14 de abril, por volta das 23h30min, o Titanic estava viajando a pouco mais de 21,5 nós (41 km/h), com quase todos os passageiros já dormindo. Os vigilantes que estavam no mastro do navio acabaram avistando um enorme iceberg logo a frente do gigante dos mares às 23:40 da noite, foi aí que um dos vigilantes tocou o sino para avisar a tripulação do enorme risco que estavam correndo.

O Titanic só começou a virar 40 segundos depois do aviso, tempo que infelizmente o navio não tinha. Mesmo o deslocamento ajudando a não bater de frente com o iceberg, o Titanic acabou raspando seu casco na enorme pedra de gelo, que o cortou facilmente. Foi aí que decidiram descer as portas dos estanques, porém, elas pesavam aproximadamente 1 tonelada, o que levava 30 segundos para se fecharem por completo… Tempo que mais uma vez o Titanic não podia esperar.

O navio começou a inclinar por causa da quantidade de água que estava entrando em seu casco, foi aí que o capitão deu a ordem para que os botes fossem preparados e os passageiros acordados. Ele também pediu para que mandassem um pedido de socorro, porém, as coordenadas passadas não eram a da exata localização do Titanic. Vale lembrar que as mulheres e crianças eram prioridade para entrarem nos botes salva-vidas.

Titanic Imagem principal Navio Afundando

Após alguns minutos, o navio rachou ao meio devido ao excesso de água em sua ponta. Às 02:20 da madrugada o Titanic afundou por completo, deixando mais de 1500 vítimas e 712 sobreviventes que foram socorridos por um navio de passageiros chamados de Carpathia. Até hoje o Titanic está no fundo do mar, apodrecendo aos poucos.

Como disse no início deste post, a tragédia acabou virando filme onde conta a história de amor entre Rose e Jack, porém também há uma outra história de amor muito interessante e verídica que ocorreu no Titanic, caso queira saber qual é, clique aqui.

O que achou do post? Comente logo abaixo 😀