Acho que todos nós temos nossas próprias inspirações. Ninguém é 100% original, inclusive pioneiros em alguns aspectos simplesmente aperfeiçoaram técnicas anteriores. Santos Dumont, por exemplo, foi de fato o inventor do avião, mas ele na verdade somente aperfeiçoou técnicas de aviadores anteriores e criou o avião como conhecemos hoje.

Por isso, um pioneiro musical em muitos aspectos, foi Michael Jackson. Michael sempre se dedicou muito ao perfeccionismo, coisa que sempre o levou a extrair o máximo que pudia em suas canções, videoclipes, álbuns, coreografias e turnês. Todos os arranjos musicais, todos os passos, cenários, luzes de shows, tudo Michael Jackson pensava cuidadosamente antes de por em qualquer show.

MJ FS 1

Esse perfeccionismo de MJ surge diante de suas fontes, sejam de dança ou sonoras. Michael nunca se sentiu incomodado em dizer quais foram suas inspirações musicais. Por isso, em tributo à 9 anos sem o Rei do Pop que serão completados no dia 25 de junho às 18:26 do horário de Brasília, confira as inspirações musicais de Michael Jackson.

Uma das inspirações de Michael foi Sammy Davis Jr. Ele era um cantor, dançarino e compositor norte-americano. No ano de 1989, Davis completou 60 anos, junto a isso grandes músicos da década de 80 o homenagearam em um super festival, incluindo Michael que interpretou uma canção especialmente feita para a apresentação, intitulada de “You Were There”.

Outra clara inspiração de Michael foi Frank Sinatra. Michael sempre deixou claro em entrevistas sua admiração por Sinatra, inclusive performando uma de suas canções aos seus 13 anos, em 1971.

Mas sua admiração por Sinatra também se inverteu. Em 1984, Michael Jackson conheceu Frank Sinatra no backstage do clipe de Frank, Is My Lady, na cidade de Nova Iorque.

Em entrevista, Sinatra falou sobre Michael.

O único cantor do sexo masculino que eu conheço e é melhor do que eu… É Michael Jackson.

MJ FS

Outra grande inspiração de Michael foi Freid Astaire. Você já deve ter visto o clássico clipe de Michael, Smooth Criminal, certo? Esse clipe foi uma homenagem ao cantor e dançarino norte-americano.

Neste vídeo, a semelhança e sincronia do clipe de Astaire com a música de Jackson, junto à vestimenta de ambos demonstram claramente uma semelhança.

Outra grande inspiração de Jackson sempre foi James Brown. Ao invés de eu tentar demonstrar isso, acho melhor expressar palavras do próprio Michael.

“Desde que eu era uma criança pequena, não mais do que com seis anos de idade, minha mãe me acordava, não importa que horas eram, se eu estava dormindo, não importa o que eu estava fazendo, para assistir a televisão para ver o mestre em trabalho e quando eu o vi passar, fiquei hipnotizado eu nunca tinha visto um artista se apresentar como James Brown, e com certeza eu sabia que isso era exatamente o que eu queria fazer para o resto da minha vida por causa de James Brown.”

MJ FS 2

Mas qual era a maior inspiração para Michael? As crianças. Ele mesmo sempre demonstrou isso em shows, as convidando para o palco, demonstrou sempre priorizar a opinião delas em relação à dos adultos. Michael sempre foi um grande admirador da honestidade delas.

‘‘As crianças têm que me dá um determinado suco criativo, certa força que mais tarde na vida adulta se perde, por causa do condicionamento que acontece no mundo. Um grande poeta disse certa vez: “Quando vejo crianças, vejo que Deus ainda não desistiu de homem.” Um poeta indiano da Índia disse isso, e o nome dele é Tagore. A inocência das crianças representa para mim a fonte da criatividade infinita. Esse é o potencial de cada ser humano. Mas pelo tempo que você é um adulto, você está condicionado: você está tão condicionada pelas coisas sobre você… e isso vai. Amor.

As crianças são amorosas, não fazer fofocas, eles não se queixam, são apenas de coração aberto. Elas estão prontas para você. Elas não julgam. Eles não veem as coisas por meio da cor. Eles são muito infantis. Esse é o problema com os adultos: eles perdem essa qualidade como criança. E esse é o nível de inspiração que é tão necessário e tão importante para criar e escrever canções e para um escultor, um poeta ou um romancista. É o mesmo tipo de inocência, o mesmo nível de consciência, a partir da qual você cria. E as crianças têm isso. Eu sinto isso de imediato de animais e crianças e da natureza. Claro. E quando estou no palco. Eu não posso me apresentar se eu não tenho esse tipo de pingue-pongue com a multidão. Você sabe, o tipo de causa e efeito, ação, reação. Porque eu com eles. Eles realmente estão me dando e eu estou apenas agindo a partir da energia deles.’’

Mas e você? O que achou? Comente!