As terras Tupiniquins já foram visitadas por diversos artistas famosos ao longo da história e muitos deles se surpreendem positivamente conosco – brasileiros –  com as belezas naturais e pontos turísticos do nosso país. Mas hoje iremos falar das vindas de Michael Jackson ao Brasil. Afinal, quantas vezes Michael Jackson veio até aqui? Quando ele veio ao Brasil? Onde ele foi? Por que ele veio? Tudo isso será respondido nesse post!

Qual foi a primeira vez que Michael Jackson veio para o Brasil? A resposta é 1974. No auge da adolescência/juventude de Michael Jackson, no último da parceria Motown e Jackson 5, Os irmãos Jackson vieram ao Brasil para realizar cerca de 7 apresentações em 4 capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), mais ou menos na época da explosão de Dancing Machine. O grupo se apresentou em um especial para a antiga TV Tupi, que posteriormente veio à se tornar o que conhecemos hoje como a Rede Globo de Televisão. As imagens encontradas em um passado recente são de curta duração, baixíssima qualidade visual e sonora, mas vale pelo registro.

Nesta apresentação, notamos uma clara mudança/amadurecimento vocal do Michael Jackson visto no início da década de 70 com ABC, I Want You Back e diversos outros sucessos.

‘‘Com uma turnê agendada no Brasil que teria sete shows em cinco capitais do país, o grupo criou expectativa e não escondiam a ansiedade de tocar por aqui.’’ era o que diziam os jornais da época.

 “Nós sacudiremos o Brasil. Vocês vão nos adorar mais do que imaginam” dizia o grupo para entrevistas pouco antes de chegar ao nosso país.

O setlist contava com os clássicos do Jackson 5 (“Never Can Say Goodbye” e “I’ll Be There” e canções do disco Dancing Machine, que estava em produção. Entre elas, “Life of the Party” e a música que deu título ao álbum) e covers de alguns dos parceiros da Motown, como Superstition de Steve Wonder e “Papa was a Rolling Stone” dos Temptations.

A segunda vinda do Rei do Pop ao Brasil aconteceu em sua fase adulta, no conturbado ano de 1993. Mesmo passando por acusações de pedofilia em agosto daquele ano, Jackson continuou à realizar a Dangerous World Tour, turnê de divulgação do álbum Dangerous, lançado em 1991. Neste ano, Michael realizou somente 2 shows no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A primeira apresentação ocorreu no dia 15 de outubro de 1993,  que inclusive há poucas imagens divulgadas publicamente, curtas e em baixa qualidade. Já o segundo foi no dia 17, com diversos problemas técnicos e problemas de saúde do próprio Michael, acabando por interromper o show.

https://www.youtube.com/watch?v=Zj4tM0D96lI

Já a última vinda do Rei do Pop ao Brasil ocorreu no ano de 1996, mas a visita dessa vez foi diferente: Em duas cidades, em dois dias. Michael quis realizar a gravação do videoclipe da música “They Don’t Care About Us” em nossas terras. A música retrata uma crítica a quem comanda as pessoas (governo) de forma mal administrada que a música combinou incrívelmente com a ambientação. Jackson realizou a gravação do clipe na cidade de Salvador e na cidade do Rio de Janeiro, ganhando até uma estátua no ano de 2010.

as vindas de michael jackson ao brasil 1

Mas e você? O que achou? Comente!