Quase unanimidade em aceitação do público brasileiro, “Chaves” (ou “El Chavo del Ocho“) é um dos seriados que nunca perdem a popularidade e a graça. O que poucos sabem é que Roberto Gomez Bolaños, ou Chespirito, não atuava somente como o menino Chaves e o super-herói atrapalhado Chapolin (conhecido como “El Chapulín Colorado” no México). Estes, na verdade, eram pequenos quadros que Bolaños apresentava em seu programa Chespirito (Como o programa apresentado por Chico Anysio nos anos 80 e 90 na TV Globo, o Chico Total), que teve seus primeiros episódios exibidos no México a partir do mês de outubro de 1968, pela Rede de transmissão Televisa. No embalo de Copa do Mundo, mostraremos uma das obras de Bolaños não tão conhecidas aqui no Brasil, que junta futebol e humor, duas paixões nacionais.

chespirito-chanfle-roberto bolaños tricurioso humor

Além de seus personagens mais famosos, Bolaños também escreveu El Chanfle, um filme de 1979 protagonizado por Bolaños (interpretando o próprio Chanfle), com o mesmo elenco que participou de Chaves: Ramón Valdés (que fez o papel de Seu Madruga em Chaves), Carlos Villagrán (intérprete de Quico no mesmo seriado), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha), Florinda Meza (Dona Florinda), Edgar Vivar (Seu Barriga e Nhonho), Horácio Gómez Bolaños (Godinez), Rubén Aguirre (Professor Girafales), Angeline Fernández (Dona Clotilde, mais conhecida como Bruxa do 71), Raúl Padilla (Jaiminho, o carteiro) e o próprio Roberto Bolaños (Chaves).

chaves-elenco-el-chanfle tricurioso

Elenco clássico do programa Chespirito

Apesar de apresentar o mesmo elenco, a história e personagens são totalmente diferentes aqui. Chanfle (Roberto Bolaños) é roupeiro de uma famosa equipe de futebol mexicana, o América de México, e possui dois grandes sonhos: Ser um grande jogador de futebol e ter um filho com sua amada esposa, Teresa (Florinda Meza), pois ela tem problemas para engravidar. Para concretizarem este segundo sonho, buscam a ajuda do Dr. Nájera (Edgar Vivar).

El-Chanfle roberto bolaños chaves chapolin tricurioso

Cartaz do filme, lançado em 1979.

O time América do México é comandado pelo treinador Reyes (Ramón Valdés), o melhor e mais estimado jogador da equipe é Valentino Milton (Carlos Villagrán), que sempre anda em carrões e arrasa os corações das mulheres , como Diana (María Antonieta de Las Nieves). Ao longo da história, Chanfle sonha acordado muitas vezes sobre ser um grande jogador de futebol, o que inspira cenas muito engraçadas no melhor estilo Chaves de humor.

No vídeo a seguir, um trailer do filme. Mesmo sem legendas, podemos entender boa parte mesmo usando do “Portuñol”.

El Chanfle teve um segundo filme, lançado em 82. Recomendadíssimos! 🙂