Eu não sei vocês, mas um dos meus jogos de tabuleiro favoritos é com certeza o Xadrez. Sério, sempre que acabava a luz em casa eu corria para o armário pegar o tabuleiro e as peças de xadrez para jogar com minha irmã, era algo muito legal. Os anos se passaram e ficou raro eu e minha irmã jogarmos xadrez, porém recentemente estávamos sem fazer nada e decidimos jogar uma partidinha, no meio do jogo me veio uma dúvida: Como surgiu o xadrez? Você tem essa dúvida também? Então relaxa que hoje iremos descobrir juntos. Espero que gostem 😀

O jogo em si surgiu no século VI lá na Índia, com o nome Shaturanga que significa algo como “Os quatro elementos do exercito”, em sânscrito. Segundo o presidente da federação Paulista de Xadrez, James Mann Toledo, naquela época eram representados todos os componentes das forças militares, por isso o nome. James ainda conta que a infantaria, conhecida por ser a arma mais antiga do Exército, era representada no jogo pelo peões e a cavalaria pelos cavalos. Antigamente também haviam carroças, que hoje são conhecidas como torres e elefantes que hoje são os famosos e perigosos bispos.

como surgiu o xadrez 1

Mas obviamente que o jogo não ficou apenas na Índia, ele acabou indo para a China, Rússia e também para a Pérsia. É legal dizer que foi da palavra persa “Shah”, que significa “rei”, que se deu o nome Xadrez. Quando os árabes conquistaram a Pérsia, eles se encarregaram de espalhar o jogo. Eles costumavam levar os tabuleiros para as terras que tinham invadido no norte da África e quando ocuparam os países europeus Espanha e Portugal, acabaram introduzindo o jogo na Europa.

Inclusive foi nessa época que o jogo começou a ser como conhecemos hoje em dia, tendo características da idade média como a adição das torres e dos bispos. Vale lembrar que nessa época foi criada a peça “Rainha” conhecida por ser a mais forte de todo o jogo, podendo se locomover em qualquer direção. Desde o século XIV as regras do Xadrez não mudaram.

como surgiu o xadrez 2

O que achou? Comente logo abaixo 😀