O Guiness Book, livro dos recordes mundiais, nunca se cansa de ter de aumentar seus registros. A voz que bateu o recorde de voz mais grave do mundo (numa linguagem mais popular, voz “grossa”) consegue atingir notas tão baixas que mesmo o próprio cantor não consegue ouvi-las, pois são frequências possíveis de serem captadas apenas pelos ouvidos de alguns animais, como elefantes. Seu nome? Tim Storms.

Storms é um cantor e compositor norte-americano nascido em Tulsa, Oklahoma que cresceu em Waterloo, Indiana. Com sua afinidade por música desde jovem, começou sua carreira na música cristã, em sua terra natal e acabou como baixo (homem com voz mais grave em uma banda, não confundir com o contrabaixo, instrumento musical) participando de conjuntos musicais de canto, como Freedom, Vocal Union, AVB, Acappella, and Rescue. Confira abaixo uma amostra de seu alcance vocal:

Para se ter uma ideia, confira a figura abaixo na qual temos uma representação simples sobre as frequências de som que o ouvido humano consegue perceber, tanto de notas agudas como graves. A voz de Storms consegue ser mais baixa que 20 Hertz!

frequencia sonora_voz grave_ouvido humano_tricurioso

A unidade de medida para frequências sonoras é o Hertz. A voz de Tim Storms consegue notas abaixo de 20 Hz.

No caso de Storms, o cantor só percebe que está reproduzindo as notas que saem por meio de sua voz devido às vibrações em suas cordas vocais, pois como dito anteriormente, se tratam de frequências imperceptíveis ao ouvido humano. Segue abaixo a obra “Lonesome Road”, onde mais uma vez, sua voz grave se faz presente:

Um dos trabalhos que Tim foi selecionado é a peça coral “Tranquility”, peça com a nota mais grave já escrita para coral. Tim Storms tem batido seus próprios recordes ao longo de sua carreira e parece não parar por aí, pois diz que quanto mais uma pessoa envelhece, mais grave sua voz pode ficar!

Fala sério, tentou imitar o cara agora né? Haha! Manda aquele comentário maroto pra gente e compartilha com a galera!