Há muitas coisas relaxantes nessa vida: Dormir, comer, assistir séries, ler o TriCurioso, jogar videogames e ouvir música. Naquele dia de baixo astral, ouvir uma música é sempre legal (até rimou hehe). A média de duração das músicas variam entre 2 e 5 minutos, porém qual será a música mais longa do mundo? Hoje o TriCurioso irá te responder.

Essa música na verdade não acabou, ela está sendo tocada desde 2001 e não vai acabar tão cedo. “As Slow As Possible” é uma obra do compositor John Cage, que faleceu no ano de 1992. A ideia original era que a música tivesse de 20 à 70 minutos de duração, porém em 1997, 5 anos após a morte de Cage, alguns músico e filósofos decidiram prolongar o tempo para algo um pouco maior, somente 639 anos.

A música é tocada em 100% do tempo na igreja de Halberstadt, na Alemanha. O que faz a música ser gigante é o fato de que não há um tempo de cada nota, dando a liberdade de uma nota ser extremamente extensa. A máquina é a responsável pelo ar constante para permitir que a música esteja em execução 100% do tempo. Obviamente, este órgão não possui a quantidade de turbos de um instrumento comum, sendo sempre substituídos de tempo de tempos em tempos. No dia 5 de julho 2008, 2 novos tubos foram adicionados, totalizando 6 tubos para a execução da música.

A ideia de tamanha duração da música é ver como as pessoas de cada geração irão se comportar perante ao equipamento, mudando a fórmula para algum determinado som, sendo alterado aos poucos pela sociedade, algo que pode representar uma geração inteira.

 “É um som que nós damos para o futuro cuidar. Espero que a estética e as ideias de John Cage consigam sobreviver” foi o que disse o compositor sueco e organista Hans-Ola Ericsson.

John Cage

Mas e você? Conhecia a história da “As slow as possible”? Curiosa, não? Comente!