Quando eu era pequeno, época que ainda existiam TVs de tubo, minha mãe sempre colocava uma palha de aço na ponta da antena do televisor. Segundo ela, aquilo melhoraria a recepção do sinal e evitaria a TV dar aqueles bugs sinistros que todos já conhecem. Os anos se passaram e as TVs de tubo foram extintas do mercado, agora só temos TV’s com uma qualidade maravilhosa, como as com resolução 4K, chegando a nem precisar de antena. Mas voltando um pouco ao passado, será que colocar palha de aço na antena realmente melhorava o sinal? Se vai melhorar ou não, isso depende muito da posição que a antena ser colocada. Segundo o engenheiro Renato Giacomini:

“Se a antena da sua televisão estiver perfeitamente alinhada com a antena da emissora, a palha de aço só vai piorar a recepção”

palha de aço na antena funciona

Mas vale lembrar que a palha de aço pode sim melhora a recepção de sinal, isso acontece porque o material atua como condutor, alterando deste modo o perfil das correntes elétricas no interior das antena. Ou seja, quando a palha de aço é coloca na ponta da antena, ela acaba recebendo sinais transmitidos em todas as direções. Então, uma antena que não está alinhada e possui a palha de aço em sua ponta pode acabar transmitindo um sinal melhor do que a alinhada, que sofreria interferências e aqueles “chuviscos” na tela. Caso você coloque a palha de aço e a imagem da TV piorar, isso significa que a antena já está apontada para o melhor local, mesmo elas não estando alinhada.

O que achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀