A Rede Globo é com certeza a emissora de TV aberta mais famosa do Brasil. O foco do canal é os telejornais e também as produções originais conhecidas como novelas, inclusive várias delas já ganharam prêmios como por exemplo “Caminho Das índias” que ganhou o Emmy como melhor Telenovela.

O fundador da Rede Globo é nada mais nada menos que Roberto Marinho que, infelizmente, faleceu em agosto de 2003 com 98 anos. Roberto era um jornalista e empresário brasileiro que acabou herdando de seu pai, Irineu Marinho, o jornal “O Globo” em 1925. Um anos mais tarde Marinho começou a formar a chamada “Organizações Globo” (conhecida atualmente como “Grupo Globo”) com a inauguração do Rádio Globo no ano de 1944. Em 1957, Juscelino Kubitsheck aprovou a concessão de TV para a Rádio e o Conselho Nacional de Telecomunicações, conhecido atualmente como Anatel, concedeu o canal 4 ao projeto. No ano de 1965, a TV Globo nascia.

criador da globo

Em 1990, Roberto Marinho, que já tinha 86 anos, começou a compartilhar com os filhos a responsabilidade de dirigir o projeto Globo, porém o patriarca ainda seguia no comando do conglomerado. No ano de 1998, com a saúde já debilitada, Roberto Marinho acabou participando cada vez menos da administração da Rede Globo, deixando deste modo, o comando total para seus filhos.

Com a morte do magnata no ano de 2003, o comando sobre o Grupo Globo foi oficialmente deixado para seus três filhos, são eles: João Roberto Marinho, José Roberto Marinho e Roberto Irineu Marinho. Vale lembrar que em 2013, a família Marinho foi considerada pela Forbes como uma das famílias mais ricas do Brasil. A TV Globo rende aproximadamente 28,9 bilhões de dólares POR ANO.

quem criou a globoO que achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀