Se você em algum momento já viu o filme Moonwalker, de 1988, ou até viu o clipe de “Smooth Criminal”, do Rei do Pop Michael Jackson ou quem sabe viu alguma performance ao vivo do astro, já deve ter se questionado como se inclinava daquela maneira por um tempo sem cair, certo? Mas como ele faz aquilo? Manipula as leis da gravidade? Um homem invisível segura ele? Ele tinha uma trava no corpo? O TriCurioso tem a resposta!

Imagem relacionada

A forma do The Lean, nome dado a inclinação de 45 graus do astro, são duas. A forma original do The Lean foi feita em 1987, onde Jackson decidiu utilizar cordas transparentes que, junto à um determinado ângulo de câmera, gera a impressão de anti-gravidade.

Mas na hora de passar isso para as performances ao vivo, com a Bad Tour, o astro cortou o The Lean e adicionou uma série de danças que machucavam os joelhos, de acordo com os dançarinos. Foi somente em 1992, com a Dangerous World Tour, que Michael trouxe o The Lean aos palcos. Mas como nos shows não havia um truque de câmera, como Michael fazia aquilo ao vivo? É aí que realmente, a genialidade entra.

Resultado de imagem para the lean 1993

O que Michael fez é o que chamamos hoje de “sapato anti-gravidade”, que é nada menos que um sapato com o salto cortado em um formato triangular, onde subia o pino que se encaixava com o sapato durante o show, prendendo Michael ao chão.

Em 1993, a tecnologia foi oficialmente patenteada, sendo usada por Jackson em todas performances de Smooth Criminal. Mas em 1996, a tecnologia deve de ser alterada, pois Jackson voou do palco em um show na cidade de Moscou, na Rússia, em 1996. Confira a patente:

THE LEAN

the lean SC

Mas e você? Conhecia essa curiosidade? Não? Comente!