A modernidade realmente traz muitas perturbações em todos os sentidos de nossa vida. Um detalhe muito importante é que nos esquecemos de nossa saúde, principalmente na hora de dormir. Boas horas de sono fazem muito bem para manutenção e reciclagem de nossa energia, o que se reflete em nossa produtividade, relações profissionais e pessoais. Bom, não sou um grande perito no assunto, mas vou dar algumas dicas simples que podem melhorar seu sono, sem muita complexidade, que você pode empregar no seu dia a dia.

Meditação

meditação-dicas-para-melhorar-o-sono-tricurioso

Uma das soluções é gratuita e, por mais difícil que pareça, é possível de se praticar. Entendemos que a rotina estressante esgota nossas forças emocionais, físicas e psicológicas, mas experimente se sentar em um lugar confortável, um cantinho de seu apartamento ou casa, ou mesmo em uma praça onde ninguém possa te incomodar. Mesmo com o turbilhão de pensamentos correndo à cabeça, o simples ato de parar para se sentar já é um passo. Um conselho é que não tente “apagar” todos os pensamentos estressantes de uma vez (até porque isto é impossível), mas aos poucos, tentar minimizar estes incômodos e visualizá-los como pessoas pelas quais você passa na rua, sem julgamentos. De tempos em tempos, repetir o processo pode lhe ajudar a ficar com mais calma ao longo do dia, o que se refletirá na hora de dormir, com certeza. Outra coisa que pode lhe ajudar, é usar da imaginação, procurar pensar em imagens e paisagens mais calmas. Dependendo do seu nível de estresse, pode ser difícil, porém não impossível.

Perfumes e incensos

lavanda dicas para dormir melhor tricurioso

Só a imagem destas flores já traz uma certa paz.

Incensos são muito usados em templos budistas e são alguns dos itens que auxiliam os monges e frequentadores de seus templos em seus ofícios. Um incenso custa, em média, 2 reais (varia dependendo do incenso), e compensam bastante pelo efeito que dão ao ambiente. Procurar por flores e perfumes, como lavanda também ajudam bastante a acalmar, pois o efeito destes cheiros realmente estimulam nossa sensibilidade, nos fazendo um pouco mais calmos.

incenso tricurioso dicas para dormir

Outra ideia é juntar a meditação e um bom incenso. Acenda um incenso e pare por um tempo, com as luzes do seu quarto apagadas.

Como sempre: Exercícios!

alongamento-dicas para dormir melhot tricurioso

Uma esticada de vez em quando não faz mal a ninguém

Calma, não estou dizendo pra você que dá tempo de se exercitar, porque nem sempre dá. Uma boa alongada na hora de acordar e nos intervalos do trabalho ajudam seu sangue circular melhor. De uma afastadinha na cadeira do escritório e estique um pouco as pernas, os braços, bem devagar, tenho certeza que vai sentir um pequeno alívio da postura repetitiva.

Consuma alimentos mais leves

salada tricurioso dicas dormir melhor

Que tal mudar devagar, pedindo um suco de laranja ao invés de uma coxinha a mais? Hehe Então, comer frutas, verduras e legumes, além de ajudar a “limpar” nosso organismo, também nos fornecem energia para o próximo dia e interferem também em nosso sono. Alimentos mais leves são bons companheiros principalmente no jantar, pois à noite nosso metabolismo é mais lento e demora para digerir a comida, principalmente massas.

Leitura

leitura antes de dormir tricurioso

Uma leitura leve, como algum conto, uma história bem fluida e simples, pode nos ajudar a pegar no sono, experimente com uma luz bem leve, deitado/a em sua cama.

Desligar a TV e outros aparelhos

 tv-pc-smartphone-tablet-notebook-dicas-para-dormir-tricurioso

Aproximadamente 1 hora antes de dormir, desligue sua TV, notebook, smartphone e qualquer outro aparelho eletrônico que emita luz ou muito barulho, pois estes tendem a incentivar a atividade cerebral, o que gasta nossas energias colaborando para que acordemos cansados, mesmo dormindo mais que a média de 7 horas por dia.

Curtiu? Comenta pra gente aí!!!