A primeira vez que vi tal proeza foi em um filme chamado Entrando numa Fria, porém se você buscar na internet irá descobrir que inúmeros gatos pelo mundo são treinados para fazer suas necessidades na privada assim como nós, humanos. Inclusive, alguns donos colocam um tipo de sensor que é capaz de dar descarga sozinho! Mas afinal, como os gatos conseguem?

A alguns dias o The Washington Post escreveu uma matéria contando como isso acontece. Além de ser muito mais limpo e prático, ensinar os gatos a fazer suas necessidades na privada é ecológico já que não gera o mesmo lixo que areia ou sílica. Além disso, diversas lojas online oferecem kits para treinar os felinos a dar descarga.

Existem também diversos livros que ensinam os melhores métodos para alcançar o sucesso desejado, alguns deles inclusive prometem o sucesso em apenas 21 dias. Para fazer isso, é preciso ter muita paciência e repetição, aprendendo os horários do seu gato e o levando até a privada para fazer suas necessidades. É preciso recompensar os gatinhos cada vez que a tarefa for executada corretamente, além disso com certeza acontecerão alguns acidentes e quando ocorrer, não os repreenda. É como treinar uma criança pequena a usar o ‘troninho’, com muito amor e paciência tudo dará certo.