2018, e estamos na 21ª edição da Copa do Mundo, mas como surgiu esta competição que se tornou um dos maiores eventos que tivemos conhecimento até hoje? Para isto, voltaremos para 1930, época de fundação do São Paulo Futebol Clube, posse de Getúlio Vargas e entre outros eventos. Ah, também foi época em que estes belos trajes de banho estavam no topo da elegância da moda:

traje de banho primeira copa do mundo uruguai tricurioso

Que beleza, hein!

A Copa do Mundo foi idealizada pela Federação Internacional de Futebol Associação (ou simplesmente FIFA), organização mundial que dirige as associações de futebol, futsal e futebol de areia do mundo todo e teve sua fundação em 1904. O segundo secretário-geral da FIFA, o holandês Carl Hirschmann, foi responsável pela iniciativa do evento, em 1906. Porém, a primeira edição do evento só ocorreu em 1930, quando a FIFA estava sob a presidência de Jules Rimet.

uruguai futebol copa do mundo 1930 desenho tricurioso

Cartaz da Copa de 1930.

Um dos fatores que atrasaram a realização da Copa do Mundo foi a Primeira Guerra Mundial. Uma vez que a FIFA já havia validado o Campeonato em 1914, porém teve que suspendê-lo temporariamente em decorrência dos conflitos.

Jules-Rimet-Sportfunktionr-Frankreich-1930 presidente fifa copa do mundo uruguaitricurioso

Jules Rimet, terceiro presidente da FIFA. O primeiro foi Robert Guérin, e o atual (desde 2016 até hoje), Gianni Infantino.

O país-sede para a primeira Copa do Mundo foi o Uruguai, uma vez que comemorava o centenário de sua primeira constituição e conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1928 pela seleção de Futebol Uruguaia. Na edição de estreia, a competição contou apenas com 13 seleções convidadas pela FIFA (única na qual não houve eliminatórias como acontecem atualmente). O Brasil foi incluso nesta lista, aliás, é o único país que participou de todas as Copas até hoje.

canarinho-e-brasil-ta-todo-mundo-pistola

*Rindo em Canarinho-pistolês*

Boa parte das seleções participantes na Copa de 1930 foram das Américas, dentro da lista de selecionados. A Associação Uruguaia enviou convites para The Football Association do Reino Unido, para que países europeus participassem da Copa, mesmo a Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales tendo se retirado da FIFA na época. Porém, o presidente Jules Rimet interviu e trouxe a Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia para os jogos. Os romenos, participaram da competição após intermédio do Rei Carlos II que havia assumido a coroa recentemente; A Iuguslávia, que possuía o time mais jovem participante, havia ameaçado boicote, porém, o rei Alexandre I conseguiu evitar que este acontecesse e reuniu os melhores jogadores de duas das maiores equipes do país, as rivais BSK e SK Jugoslavija. Confira a lista das seleções participantes:

  • Argentina Argentina
  • Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
  • Flag of Bolivia.svg Bolívia
  • Brasil Brasil
  • Flag of Chile.svg Chile
  • Flag of the United States.svg Estados Unidos
  • Bandeira da França França
  •  Iugoslávia
  • México México
  • Flag of Paraguay.svg Paraguai
  • Flag of Peru.svg Peru
  • Flag of Romania.svg Romênia
  • Flag of Uruguay.svg Uruguai

Todas as partidas, inclusive a final, foram disputadas em 3 estádios da capital de Montevidéu: O Gran Parque Central, para 20 mil; o Estádio Pocitos, que permitia acolher mil pessoas; e o Estádio Centenário, com capacidade para 90 mil pessoas.

uruguai futebol copa do mundo bola 1930 tricurioso

Bola usada nos jogos da Copa de 1930.

A disputa final foi entre Argentina e Uruguai e aconteceu dia 30 de julho no Estádio Centenário por apresentar maior estrutura para acolher mais pessoas. Sob o olhar de aproximadamente 68.346 pessoas e cuidados do árbitro belga John Langenus, o Uruguai fez 4 gols contra 2 gols da Argentina, conquistando assim o campeonato mundial. Os goleadores do Uruguai foram, respectivamente, Dorado, Cea, Iriarte e Castro. Do lado argentino, temos Peucelle e Stábile.

uruguai futebol copa do mundo 1930 tricurioso

Jornal de 1930, noticiando a vitória da seleção uruguaia sobre a Argentina no jogo final.

E aí, curtiu? Compartilha com o pessoal e comenta pra gente!!