“Há 230 anos separando meninos de homens” de acordo com a própria empresa, é o que define Schweppes, o primeiro refrigerante do mundo. Mas afinal, quando ele foi criado? Qual a sua história? É sobre isso que iremos falar hoje!

O Schweppes foi criado em 1783, na Suíça, por Johann Jacob Schweppe, um cientista amador que desenvolveu um método para produzir água carbonatada de forma comercial, fundando uma empresa na cidade de Genebra. Ele se mudou para o Reino Unido e a primeira fábrica da empresa se chamava “J. Schweppe & Co”, inaugurada no ano de 1792, em Londres, produzindo em grande quantidade pela primeira vez, o refrigerante Schweppes Soda.

Schweppes

Mas a empresa brilhou no século XIX quando começou a ser recomendada por farmacêuticos como um remédio, sendo em 1831 a marca oficial de água e refrigerante da família Britânica. Mas em 1834, a marca foi comprada por John Kemp-Welch e William Evil Em 1991, o refrigerante chegou aqui no Brasil, sendo comprada pela Coca-Cola em 1999 e distribuído na África, América Latina e Ásia, pela Coca-Cola.

Aqui no Brasil, temos algumas versões exclusivas do refrigerante como Tônica (água tônica), Tônica Light (Lançada em dezembro de 2006), Citrus (Sabor mix de maçã, maçã verde, goiaba, Limão, Guaraná, laranja e toranja), Citrus Light, Club Soda, Guaraná Class (novo sabor disponível apenas em MG e SP), Ginger Ale (edição especial descontinuada) e Grape Fusion (edição especial descontinuada).

Mas e você? Conhecia o Schweppes? Já tomou a tal bebida? Deixe nos comentários!