Hoje, o principal método de ligação entre pessoas do mundo inteiro é a internet. A ideia de várias pessoas ao redor do mundo se conectarem em um só ambiente, seja para discussões políticas ou para entretenimento, no século XX para baixo era impensável.

Mas graças à internet, essa realidade mudou bastante fazendo com que eu, do sul do Brasil, consiga falar com alguém da Dinamarca, ou até mesmo fazer uma vídeo-chamada com alguém que está no Japão. A internet traz infinitas possibilidades ambiciosas e jamais antes vistas. Mas não é sobre isso que iremos falar hoje, mas sim sobre o motivo por traz da criação da internet. Em um resumo: Por quê?

internet

A internet veio de ninguém menos que a ARPANET (Que em inglês, significa Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada), um esforço apoiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Os desenvolvedores da ARPANET queriam tornar a comunicação entre sistemas de computadores separados em várias universidades e laboratórios de pesquisa mais convenientes.

Ao contrário da crença popular, enquanto a Internet foi projetada para sobreviver à perda de várias partes da rede, nunca se pretendeu sobreviver a uma guerra nuclear. As grandes mentes por trás de tudo isso foram Robert Kahn e Vinton Cerf, que desenvolveram o avançado Protocolo de Controle de Transmissão e o Protocolo de Internet, ou como conhecemos eles hoje, o TCP/IP, que é basicamente um modelo de conexão entre várias redes, usado por nós até hoje.

Robert Kahn e Vinton Cerf

Mas e você? Conhecia a história por trás da invenção da internet? Comente para nós!