Há muitos dilemas sobre a invenção de óculos. Segundo algumas fontes, a invenção do primeiro par de óculos utilizáveis ocorreu no século XIII na Itália.

Salvino D’Armate foi provavelmente o inventor do óculos, onde a invenção deve ter ocorrido por volta de 1285, apesar de várias fontes sugerirem que sim, os óculos já existiam anteriormente. Ele compartilhou a invenção de seu novo dispositivo com Allesandro della Spina, um monge italiano que tornou público e é frequentemente creditado com a invenção de óculos. Os primeiros óculos tinham armações de metal ou osso e tinham lentes feitas de quartzo, porque os “oftalmologistas” daquela época não tinham a capacidade de produzir lentes perfeitas em vidro.

No século XIV, os artesãos de Veneza estavam fazendo “discos para os olhos”. Os italianos deram a estes discos de vidro que foram finamente moídos o nome de lentes porque eram semelhantes à forma de lentilhas. As primeiras lentes eram convexas, as saliências no meio eram usadas para corrigir a miopia.

glasses 1285 italian

Em 1451, o filósofo renascentista e o cardeal da Igreja Católica, Nicholas of Cusa, na Alemanha, produzia óculos para ajudar pessoas que possuíam miopia usando lentes côncavas mais finas no centro e mais espessas nas extremidades. Os  óculos originais tinham lentes de vidro colocadas em estruturas pesadas de madeira, chumbo ou cobre. Materiais naturais de couro, osso e chifre foram posteriormente utilizados para a produção de molduras. No início do século XVII, molduras mais leves de aço foram inventadas. O estilo moderno da armação de óculos que poderia ser colocada sobre as orelhas e nariz, foi inventado em 1727 pelo oftalmologista britânico Edward Scarlett.

Resultado de imagem para Edward Scarlett

Mas e você? Conhecia a história por trás da criação dos óculos? Comente para nós, queremos saber a sua opinião!