Quando falamos de astronautas, sempre nos deparamos com nomes americanos, russos (ou soviéticos) em livros de história, sempre batendo recordes e recordes no espaço, seja o primeiro humano a chegar na Lua, ou até mesmo o primeiro homem a chegar no espaço. Mas nunca (pelo menos comigo) vimos qualquer nome brasileiro em livros de história brasileiros, o que é bem estranho.

Para tirar essa grande dúvida do avanço espacial brasileiro, hoje nós iremos responder essa pergunta. Quem foi o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço? A resposta é Marcos Pontes.

Marcos Pontes

Natural da cidade de Bauru, em São Paulo, Marcos Cesar Pontes é um tenente reserva da Força Aérea Brasileira, mas sua fama e reconhecimento não vem necessariamente daí. Sua carreira espacial começou em 1998 onde foi selecionado para a construção da Estação Espacial Internacional, pela NASA.

Mas sua carreira explodiu no ano de 2006, com o Missão Centenário, onde decolou pela Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial da Federação Rússia, que fizeram uma parceria em homenagem aos 100 anos do primeiro voo de Santos Dumont.

1024px Jsc2006e00701

Marcos Pontes (à esquerda), Jeffrey Williams, astronauta estadunidense e o astronauta russo Pavel Vinogradov, o comandante da missão.

A missão ocorreu no dia 29 de março de 2006 às 23h30min do Horário de Brasília, no Tyuratam, Cazaquistão. Eles prosseguiram com a missão na nave Soyuz TMA-8, indo para a Estação Espacial Internacional. Ela teve 10 dias de duração, sendo desde então reconhecida como o ápice de sua carreira.

Mas e você? Conhecia a história de Marcos Pontes? Comente para nós!