Para quem me acompanha aqui no TriCurioso há muito tempo sabe que eu tinha uma espécie de quadro onde falava sobre linhas aéreas que foram extintas com o tempo, no caso eu falei da Varig e também da Vasp. Bom, o tempo passou e eu definitivamente não encontrei mas nenhuma linha aérea que tivesse sido extinta para trazer aqui para vocês, porém, recentemente conheci a “WebJet Linhas Aéreas” que inclusive era uma empresa brasileira que funcionava no conceito de baixo custo, baixa tarifa. Da noite para o dia, a WebJet sumiu do mapa, dando-se como extinta no ramo de linhas aéreas… Mas por que? É o que iremos descobrir hoje, porém antes vamos conhecer um pouquinho melhor a WebJet!

Fundada em 2005, a WebJet voava em sua primeira fase entre o Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Guarulhos), Brasília, Porto Alegre e Florianópolis e tudo parecia estar indo no caminho certo, porém, em novembro de 2005 a empresa pediu para a Companhia de Aviação Civil, conhecida por ser o antigo órgão responsável pela concessão de linhas aéreas no Brasil, cancelar seus voos já que naquela época os aviões não conseguiam obter 35% de ocupação, em parte por uma guerra tarifária deflagrada por empresas como Gol, Varig e TAM. Mesmo com esse problema, a WebJet já estava em crise desde outubro, quando a companhia ficou três dias sem operar nenhum de seus 26 voos programados. A grande meta da WebJet era terminar 2005 com novas rotas, uma nova aeronave em operação e o transporte de 500 mil passageiros, porém a concorrência com outras linhas aéreas acabou prejudicando seus planos. Vale lembrar que a empresa surgiu como uma companhia de baixo custo e que só vendia passagens via internet, o que ameaçava de certo modo as linhas aéreas tradicionais.

Webjet Linhas Aereas Boeing 737 300 RSC

A WebJet acabou sendo vendida a uma associação de empresas de ônibus e ligadas ao setor de turismo, o Grupo Águia e Grupo Jacob Filho, em fevereiro de 2006 as operações foram retomadas com um voo do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, com a presença de jornalistas e agentes de viagens. A empresa chegou a realizar neste período voos para Fortaleza, Natal, Porto Seguro, Porto Alegre e Florianópolis.

Em maio de 2006 a WebJet já estava operando regularmente entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre e logo depois acabou esticando sua rota até Curitiba e Salvador. Já em novembro do mesmo ano, lançava a sua segunda aeronave com a reinauguração de voos para Belo Horizonte, atendendo o Aeroporto da Pampulha pela manhã e o Aeroporto Tancredo Neves e para fechar o ano com chave de ouro, a companhia acabou trasportando a delegação do time do Internacional ao Japão para disputar o mundial de clubes. Vale lembrar que de maio até o final de 2006 a empresa registrou cerca de 123 mil passageiros e uma média de ocupação de aproximadamente 72%.

webjet linhas aereas

Destinos

A WebJet atendia diversas regiões do Brasil, então decidi listar para vocês todos os destinos que a empresa fazia, de acordo com cada região do país.

Região Nordeste:

  • Fortaleza (Aeroporto Internacional Pinto Martins);
  • Focus City Maceió (Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares);
  • Natal (Aeroporto Internacional Augusto Severo);
  • Recife (Aeroporto Internacional do Recife);
  • Porto Seguro (Aeroporto de Porto Seguro);
  • Salvador (Aeroporto Internacional de Salvador);
  • Ilhéus (Aeroporto Jorge Amado);

Região Sul:

  • Curitiba (Aeroporto Internacional de Curitiba);
  • Foz do Iguaçu (Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu);
  • Florianópolis (Aeroporto Internacional de Florianópolis);
  • Navegantes (Aeroporto Internacional de Navegantes);
  • Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho);

Webjet Linhas Aereas

Região Sudeste:

  • Belo Horizonte (Aeroporto Internacional de Confins);
  • Rio de Janeiro Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont);
  • Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Galeão);
  • São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos);
  • São Paulo (Aeroporto de Congonhas);
  • Ribeirão Preto (Aeroporto Leite Lopes);

Região Centro-Oeste:

  • Campo Grande Cuiabá (Aeroporto Internacional Marechal Rondon);
  • Brasília (Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek);
  • Goiânia (Aeroporto Internacional Santa Genoveva);

webjet linhas aereas 1

Frota

A WebJet possui em seu acervo vários aviões, tendo no total 30 aeronaves operando na época. Sendo 24 delas o modelo Boeing 737-30 com espaço para 148 pessoas e 6 sendo do modelo Boeing 737-800 com espaço para 184 pessoas.

Extinção

Em julho de 2011, a companhia Gol anunciou a intenção de comprar a Webjet em uma negociação no valor de R$ 96 milhões e adivinhem? A compra aconteceu, porém ainda operava com o nome “WebJet”. Em outubro de 2012 a CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a compra oficialmente fazendo com que a Gol tivesse a liberdade de absorver todo o operacional da Webjet e aos poucos a marca foi sendo desativada, até o site da empresa saiu do ar.

webjet linhas aereas 2

Em novembro de 2012, a CADE autorizou a extinção oficial da operadora e a marca Webjet, tendo inclusive as flags da Webjet sendo removidas para sempre do website de compras de passagens da Gol. Vale lembrar que algumas aeronaves da WebJet foram para a Gol enquanto o resto foi vendido ou voltaram aos arrendatários. Em 23 de novembro do mesmo ano a Gol anunciou o fim da WebJet chegando a demitir 850 empregados. Aí vai uma curiosidade interessante, desde o inicio até o fim da WebJet, nenhuma de suas aeronaves sofreu algum acidente… Interessante, não?

O que achou? Comente logo abaixo 😀