Quantas vezes você já foi ao cinema em um único ano? Eu não sei vocês, mas o meu recorde de ir no cinema em apenas um ano é de 7 vezes, (Nota da Corretora: Não sei dizer meu recorde, mas já vi 7 filmes em uma semana. Milton, precisa melhorar sua média! kkk) isso ocorreu em 2016 quando eu ia literalmente em qualquer filme que me chamasse a atenção, porém, 2 anos se passaram e eu não vou mais tanto ao cinema, só em filme que realmente quero assistir. Lembrando da época em que eu ia várias vezes ao cinema acebei imaginando como teria sido a primeira sessão de cinema do Brasil e quando ela teria ocorrido… Também tem essa dúvida? Vem comigo descobrir então!

Basicamente a primeira sessão de cinema no Brasil ocorreu dia 8 de julho de 1896 (122 anos atrás), às 14 horas da tarde, no número 57 da Rua Ouvidor, em uma sala alugada do Jornal do Comércio no centro do Rio de Janeiro. Segundo o pesquisador Hernani Heffner, especialista em restauro de filmes, a iniciativa teria surgido do belga Henri Paillie, conhecido por ser um exibidor itinerante.

primeira sessão

(Imagem meramente ilustrativa)

Paillie teria mostrado aos cariocas oito filmes de cerca de um minuto cada, com interrupções entre eles. Provavelmente haviam sido comprados na França e vistos pela Europa, alguns retratando apenas cenas pitorescas do cotidiano. As exibições chegaram a durar cerca de duas semanas e ficaram restritas aos cariocas mais ricos. Segundo Heffner:

“Paillie cobrava ingresso e não era barato. O cinema era para a elite, não para o povão, uma atividade de luxo. Ele era um personagem obscuro. O que se sabe é o que saiu na imprensa à época.”

As lojas na rua do Ouvidor mudaram de número e por isso é impossível saber em qual sala foi feita a primeira sessão de cinema no Brasil. Um ano após a primeira sessão, um empresário italiano radicado no Rio trouxe da França as famosas fitas dos irmãos Lumière onde podia se ver um trem chegando à estação e trabalhadores saindo de fábricas.

primeira sessão de cinema

O que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀