As novelas brasileiras são praticamente um marco das redes de TV aberta, principalmente da Rede Globo que após 18:00 exibe várias novelas. Eu nunca fui muito fã do gênero, porém por influencia de minha mãe e minha irmã acabei assistindo várias, além do mais, eu não tinha televisão no quarto naquela época então era “obrigado” a assistir. Dentre as novelas que mais gostei posso citar: Caminho das Índias (Globo), Carrossel (SBT), Ana Raio e Zé Trovão (Reprise em 2010, no SBT) e Avenida Brasil (Globo). A uns meses atrás, o nosso amigo Fábio listou as novelas mais assistidas de todos os tempos que talvez você também curta ler.

A primeira novela brasileira foi “Sua Vida me Pertence” que estreou no dia 21 de dezembro de 1951, ficando no ar até o dia 08 de fevereiro de 1952 sendo transmitida pela extinta TV Tupi. A novela era dirigida por Walter Forster e começou a ser exibida mais ou menos um ano após a TV chegar ao Brasil. Naquela época, como não existiam videoteipes para gravar as imagens, TODOS os programas acabavam por serem encenados ao vivo, incluindo as telenovelas.

sua vida me pertence

Como dito anteriormente, “Sua Vida me Pertence” acabou ficando no ar durante mais 2 meses tendo no total 15 episódios que eram exibidos na TV toda terça e quinta-feira às 20 horas, quem diria que esse horário viria a se tornar nobre anos depois. Aí vai uma curiosidade bem interessante: A novela “Sua Vida me Pertence” apresentou ao público o PRIMEIRO beijo na boca das telenovelas, a cena foi protagonizada por Forster e a atriz Vida Alves que deram apenas um selinho enfrente as câmeras. Vale lembrar que a história girava em torno de uma paixão de Forster por uma jovem garota, interpretada por Vida Alves.

Agora, a primeira novela a ser exibida TODOS os dias foi “2-5499 Ocupado” produzida pela TV Excelsior e lançada em julho de 1963. Essa novela é responsável por unir Glória Menezes e Tarcísio Meira que acabaram se casando e estão juntos até hoje.

primeira novela

O que achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀