Diversos filmes de Hollywood mostram seus personagens frequentando saunas e, mesmo sempre tendo ouvido falar que sim, será mesmo que a sauna faz bem para a saúde? Vamos descobrir!

Existem dois tipos de sauna, a seca e a úmida, porém ambas possuem grandes vantagens a saúde, sendo sim muito boa em diversos aspectos. Ela ajuda a aliviar a tensão, estimula a circulação do sangue e auxilia no rejuvenescimento da pele através do suor. Tudo isso porque o calor dilata os vasos sanguíneos, assim reduzindo tanto a pulsação quanto a pressão arterial.

A diferença entre a sauna seca e a úmida está na temperatura, enquanto a seca é bem mais quente – atingindo entre 70º e 90º com de 5% a 25% de umidade no ar – enquanto a sauna úmida é mais amena, atingindo entre 45º e 60º, porém sua umidade é muito maior atingindo 95%. O interessante é que ficar em uma sauna por 30 minutos traz os mesmos benefícios que 10 minutos de exercícios cardiovasculares. Porém, vale o alerta: Caso você possua problemas como pressão alta ou muito baixa, tenha hipertensão e já utilize remédios, evite fazer sauna.

sauna faz bem saude tricurioso

Outra vantagem da sauna é o emagrecimento, isso porque 10 minutos no calor fazem você perder 125 gramas. Porém, este emagrecimento, na verdade, te faz eliminar apenas água e sal, não tem nada a ver com gordura. Ou seja, isso ajudará você a perder os líquidos que seu corpo bem retendo e deixando você inchado. Uma informação interessante é que como a sauna secca tem uma temperatura mais alta e é menos úmida, você aguenta o calor por mais tempo e, por isso, pode perder até 500 gramas em 10 minutos.

Outra grande vantagem é que a sauna úmida limpa sua pele já que o calor abre seus poros e a transpiração auxilia na remoção de sujidades da epiderme, a camada superficial da pele. Porém, aqui vale ressaltar que a sauna seca tente a fazer você dilatar seus capilares para, assim, expulsar o calor e isso retém umidade, o que acaba prendendo sujeiras nos folículos.

Você conhecia as vantagens da sauna? Comente!