Como já disse um milhão de vezes por aqui, tenho duas gatinhas em casa e, obviamente, elas comem ração diariamente. Hoje, servindo o o pote delas senti aquele cheiro característico e fiquei pensando… Como é feita a ração para animais de estimação? Vamos descobrir?

Com o tempo, nós – donos de animais – começamos a nos preocupar muito com a saúde de nossos pequenos bichinhos, logo esta preocupação deu origem a diferentes tipos de ração tais como a super premium, rações premium, etc. Essas rações hoje possuem em sua constituição uma fórmula balanceada e composta por carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, fibras e vitaminas na exata quantia que os animais de estimação precisam consumir diariamente para terem uma vida feliz e saudável.

Ração para Animais de Estimação

Além de provir um equilíbrio relacionado a saúde, essas rações também são pensadas para melhorar a pelagem dos animais e a dentição também. Mas como isso acontece? Como a ração é feita? Pois bem, a matéria-prima varia de fabricante para fabricante e é pensada justamente para atingir seus objetivos. Mas em geral, dependendo do sabor, todas possuem vísceras, carne de aves, carne bovina e peixes em geral, óleos de peixe, farinha de ossos bovinos, farinha de milho, trigo, arroz ou soja, glúten, batata, raízes de verduras, beterraba, milho, linhaça, feijão, amido e espessantes.

Ou seja, a ração que eu compro para minha felinas – que é destinada a gatos castrados e seu sabor é salmão e arroz – possui realmente salmão, farinha de arroz e todos os minerais e vitaminas que elas precisam nesta fase por terem passado pelo procedimento de castração. Isso permite que elas vivam plenamente saudáveis e felizes, até porque a hora de servir a ração é sempre uma festa.

Você sabia como era a composição das rações para animais? Comente!